sexta-feira, 4 de abril de 2014

Concentração perdida com uso de tecnologia 'pode ser recuperada'

Comentári
Chineses com seus tablets e smartphones em Pequim, em foto de arquivo (AP)
Nosso apego aos aparelhos tecnológicos nos torna mais distraídos de outras tarefas, diz pesquisador
Você já se distraiu de uma tarefa para checar seu perfil nas redes sociais? Ou perdeu uma conversa na mesa do restaurante porque estava respondendo mensagens no smartphone?
Para Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada "psicologia da tecnologia", você não está sozinho: a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos.

"Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma delas. Três minutos certamente não bastam para estudar", diz Rosen, autor de livros sobre o impacto social da tecnologia. Sua próxima obra, em conjunto com um neurocientista, se chamará justamente The Distracted Mind (A Mente Distraída, em tradução livre).O problema tende a se acentuar à medida que nos tornamos cada vez mais inseparáveis de tablets e smartphones - e as consequências podem ser ruins para nossa capacidade de ler, aprender e executar tarefas.
Em entrevista à BBC Brasil, ele sugere técnicas simples para "reprogramar" o cérebro a reconquistar essa habilidade de prestar atenção.
E, no caso de adolescentes, não adianta vetar a tecnologia - mas sim estimulá-la em horas certas. Confira:
BBC Brasil - Nossa capacidade de concentração está diminuindo?
Larry Rosen - Certamente está cada vez menor, e em diversos níveis. Pesquisas mostram que nossa concentração média é de 3 a 5 minutos antes que acabemos nos distraindo, no estudo ou no trabalho. A maioria dessas distrações são tecnológicas – alertas de mensagem, e-mails etc.
Culturalmente, seguimos essa tendência. Até TV mudou. Em programas de TV dos anos 1980 e 1990, o tempo de cada cena era muito maior do que é nos programas atuais, que se adaptaram à nossa atenção mais curta. Revistas também fazem reportagens cada vez mais curtas.
BBC Brasil - Isso é um problema?
Rosen - Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma, e tudo fica superficial. Três minutos certamente não bastam para estudar, por exemplo.
O segundo problema é que, terminada a distração, não voltamos imediatamente à tarefa que interrompemos. Precisamos de um tempo para lembrar onde estávamos. No caso de um livro, temos de reler alguns parágrafos, realocar nosso cérebro.
"Não é um vício – se fosse, teríamos sensação de prazer ao checar nosso celular. E a maioria de nós não estamos obtendo prazer, estamos apenas tentando reduzir a ansiedade e a sensação de não sabermos se estamos perdendo algo (uma mensagem ou informação)"
Em uma pesquisa com estudantes universitários, tiramos seus telefones, os dividimos em três grupos - de uso leve, moderado e extremo - e medimos sua ansiedade.
Os usuários leves tiveram pouca alteração em seus níveis de ansiedade; os moderados rapidamente ficaram ansiosos, até que esses níveis caíram. Mas as pessoas que usavam muito seus smartphones ficavam mais e mais ansiosas. E neste último grupo estavam justamente as crianças e os jovens adultos. Temos de ensiná-los a evitar essa ansiedade.
BBC Brasil - Será um reflexo disso o fato de as pessoas lerem pouco ou não terminarem muitas leituras?
Rosen - Muitas pessoas já não conseguem mais ler integralmente, elas passam o olho. Percebo isso como professor: ao mandar um e-mail aos alunos, que respondem com dúvidas. Mas essas dúvidas estavam respondidas no e-mail original. Daí eles dizem, 'desculpe, eu só li as primeiras linhas'.
Tudo fica mais superficial, mas também mais estressante. Quanto mais trocamos de tarefas, mais damos para o nosso cérebro monitorar.
BBC Brasil - Alguns estudos mostram que isso afeta o desempenho de estudantes e profissionais. Há exagero?
Rosen - Em outra pesquisa, assisti a estudantes durante seus estudos. Pedíamos que eles estudassem matérias importantes, para ver como se concentravam. E vimos que eles só conseguiam manter sua atenção por uma média de 3 minutos.
O interessante é que os que conseguiam se concentrar mais tinham notas melhores na escola, e não apenas naquela matéria que estavam estudando. Ou seja, se concentrar melhora o desempenho, na escola, no trabalho e até nos relacionamentos pessoais.
Larry Rosen
Larry Rosen estuda a 'psicologia da tecnologia'
BBC Brasil - Como recuperamos esse poder de concentração?
Rosen - É possível aprender técnicas simples para aumentar a capacidade de focar e não se distrair.
Imaginemos, por exemplo, a hora do jantar de uma família comum. Hoje em dia, todos jantam tendo seus celulares consigo. A sugestão é, no início do jantar, que todos possam checar seus celulares por um ou dois minutos. Mas depois têm de silenciá-los e virar seu visor para baixo, para não ver as mensagens chegando.
Após 15 minutos marcados no relógio, todos recebem permissão para checar o telefone novamente, por um minuto. À medida que a família se acostuma com isso, aumenta-se gradualmente esse período de 15 para 20 e 30 minutos.
E assim cria-se tempo para conversas familiares ininterruptas por 30 minutos, seguido de um minuto para checar o celular. É uma forma de treinar o cérebro a não se distrair, e isso é essencial.
BBC Brasil - É uma reprogramação do cérebro?
Rosen - Você está reprogramando a parte química envolvida no estresse do seu cérebro.
Porque o que começamos a ver é: se impedimos as pessoas de checarem seus celulares ou dispositivos tecnológicos, elas ficam ansiosas, (o que produz) alterações químicas.
BBC Brasil - É como um vício?
Rosen - O engraçado é que não é um vício – se fosse, teríamos sensação de prazer ao checar nosso celular.
E a maioria não está obtendo prazer, apenas tentando reduzir a ansiedade e a sensação de não saber se está perdendo algo (na internet ou nas redes sociais).
BBC Brasil - O que podem fazer os professores que querem recuperar a atenção de seus alunos?
Rosen - Em geral, eles terão de usar a própria tecnologia, seja permitindo que os alunos usem seus próprios dispositivos ou trazendo dispositivos à aula.
Por exemplo, com vídeos curtos, que costumam atrair os estudantes. Aqui nos EUA, algumas escolas particulares também têm usado mais tecnologias, como iPads e Apple TV, na sala de aula. Isso certamente torna a educação mais atraente.
"Se você veta o uso da tecnologia, os estudantes vão ficar o tempo todo pensando no que estão deixando de ver (no celular), nos comentários que a sua foto no Instagram estará recebendo. E, assim, não vão prestar atenção na aula de qualquer maneira"
Em escolas que proíbem os aparelhos móveis, os estudantes os levam escondidos e ficam trocando mensagens debaixo da carteira. É melhor, então, que os professores os deixem checar em determinados momentos – por exemplo, a cada meia hora por um ou dois minutos.
Se você veta o uso da tecnologia, os estudantes vão ficar o tempo todo pensando no que estão deixando de ver (no celular), nos comentários que a sua foto no Instagram estará recebendo. E, assim, não vão prestar atenção na aula de qualquer maneira.
BBC Brasil - Você vê alguma vantagem no fato de estarmos fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo?
Rosen - Em geral, não – a tentativa de fazer muita coisa junta impacta seus relacionamentos. Se você tenta falar com seu marido ou mulher à noite e cada um está vidrado em seu celular, que conversa vai ter?
Se você está com seus amigos num restaurante, mas fica no celular, que interação fará com eles?
E fico pensando como será quando as pessoas começarem a usar o Google Glass - você vai achar que (seu amigo) está olhando para você, mas ele estará, na verdade, olhando para o que estiver aparecendo nos óculos.
BBC Brasil - Mas tem gente que pode ter uma performance melhor nesse novo ambiente de estímulo constante?
Rosen - Pesquisas mostram que uma parcela bem pequena das pessoas é capaz de funcionar bem nesse tipo de ambiente. Não vi pesquisas de longo prazo a respeito disso, mas imagino que isso seja algo estressante. E no longo prazo isso não é bom para o corpo.
BBC Brasil - As pessoas conseguem definir regras para si mesmas, limitando o próprio uso da tecnologia?
Rosen - Eu costumava enlouquecer com meu feed no Twitter, até decidir checá-lo uma vez só por dia.
Uma das regras que recomendo é: tire seu celular ou notebook do quarto uma hora antes de ir dormir e não se permita checá-los até o dia seguinte.
Hoje, nossos estudos mostram que a maioria dos adolescentes e jovens adultos dorme ao lado dos seus telefones e acorda no meio da noite para checá-los. Isso é péssimo para o seu cérebro, que precisa de blocos longos e consistentes de sono. E também prejudica o aprendizado.
Acho que isso ainda vai piorar, até que as pessoas percebam o efeito negativo sobre sua saúde. E daí começarão a pensar: será que eu realmente preciso checar meu feed de Twitter 20 vezes por dia? Será que realmente preciso estar em sete redes sociais diferentes?
Mas no momento estamos tão empolgados com a tecnologia que somos como crianças em uma loja de doces: queremos experimentar tudo.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Substancia pura [...]

Toda matéria cuja fusão e ebulição ocorrem a uma temperatura constante ( ou seja,desde que se inicia a mudança de estado até seu final,não se observa variação de temperatura) é chamada de substancia pura ou simplesmente substancia
Isso ocorre em qualquer amostra do material analisado,independente do seu tamanho.
conceito de calor ( parte 2)

Oque acontece quando uma pessoa  esfrega uma mão na outra?
O trabalho realizado pela força muscular transfere energia para as mãos.Uma parte dessa energia transforma-se em energia cinética das mãos,que se movem. A outra parte é transferida para as moléculas das mãos,aumentando sua energia cinética média e,consequentemente,sua temperatura.
Quando a pessoa deixa de esfregar as mãos,elas esfriam.O ambiente está a uma temperatura menor que as das mãos;assim,há transferência de energia destas para ele.

é comum uma pessoa dizer que está com calor. Fisicamente,entretanto,o calor não está nas pessoas,nos objetos ou nos sistemas.Ele representa um modo de transferir energia de um sistema para outro,por causa da diferença de temperatura entre ambos.


Karl Marx,os indivíduos e as classes sociais 

Para o alemão Karl Marx,os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais,já que produzem sua existência em grupo.
Ainda segundo Marx, a ideia de individuo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência,ou seja,no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista.
Marx afirma que os seres humanos constroem sua história,mas não da maneira que querem,pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorre a construção
Marx se interessou por estudar as condições  de existência de homens reais na sociedade.O ponto central de sua análise está nas relações estabelecidas em determinada classe e entre as diversas classes que compõe a sociedade .


o reino monera 

As bactérias estão em toda parte!


Telefone celular junta mais bactéria que um assento de vaso sanitário 

Um estudo conduzido pela Dial-a-phone com amostras de diversos celulares mostrou que os aparelhinhos juntam mais bactérias que maçanetas,teclados,sola de sapato e -pasmem- assentos de vasos sanitários,dá pra acreditar?[..]
As bactérias encontradas nos telefones móveis são,em sua maioria,do tipo que se alimenta de restos de pele. As temperaturas do dispositivo -  geralmente um pouco acima das do ambiente- aliada á umidade do hálito do usuário ajudam a criar um ecossistema atraente para as bactérias 

Revolução Russa





Em 1917 explodiu na Rússia uma revolução que instituiu o primeiro Estado socialista da história.Dessa revolução nasceu a União Soviética,que se tornou uma das maiores potências do século 20,rivalizando com os Estados Unidos.


O que foi a ditadura militar? quais suas 

consequências?


Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.



><

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Prosperidade nos Estados Unidos

Desde as últimas décadas do século 19,a produção industrial estadunidense vinha se expandindo e ampliando seu campo de atuação econômica em diferentes partes do mundo.Com a eclosão da Primeira guerra mundial na Europa,houve uma explosão do crescimento agrícola e industrial dos Estados Unidos.
Isso ocorreu porque, conservando-se o país,no início,numa posição de neutralidade,seus produtores e empresários puderam abastecer as nações envolvidas a redirecionar suas atividades econômicas.
Além disso,enquanto as potências europeias concentravam seus esforços na guerra,os industriais dos EUA aproveitavam para ocupar e suprir mercados da Ásia e da América Latina que deixaram de ser atendidos pelos produtores europeus.
Ao final do conflito,os bancos e o governo dos Estados Unidos possuíam aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros internacionais,tornando-se credores da Europa arrasada. E,assim,esse país projetou-se como grande potência econômica mundial.
Em decorrência desse grande crescimento,os estadunidenses viveram,durante quase toda a década de 1920,um período de euforia e prosperidade que ficou conhecido como ''anos felizes'' tal ''felicidade'' seria interrompida,porém,pela crise de 1929,assunto que estudaremos mais adiante.
Localização do Território Brasileiro 







vídeo para compreender melhor!


  > <



Formação do território brasileiro e o desenvolvimento de sua economia.

Formação do território brasileiro 

A importância das atividades econômicas

As atividades econômicas foram fator essencial para a expansão territorial brasileira. Nossa economia colonial ( 1500- 1822) girava em torno da produção de gêneros primários voltados, em sua maior parte, á exportação e ás necessidades da metrópole portuguesa.

Atividades econômicas do período colonial.

No século XVI- a exploração do pau- brasil era o motor da economia. Nos séculos seguintes, a própria escassez de tal recurso fez gerar novos interesses aos portugueses.
No século seguinte já se tinha um território muito maior e com atividades econômicas mais diversificadas como, o cultivo da cana-de-açúcar, inicio de atividades pecuárias.
Em meados de 1740 a 1750 já no século XVIII, a atividade mineradora, ou seja, a extração de recursos minerais, do solo brasileiro já se destacavam entre os portugueses, e nesse momento o território também já se apresenta basicamente com sua forma atual.

Arquipélago econômico

Normalmente dizemos que o desenvolvimento do território brasileiro se deu em forma de arquipélagos (ilhas). Pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram , associadas as atividades econômicas em si, e as vezes muito distante umas das outras.
Então podemos deduzir que a expansão de nosso território ocorre de forma desigual,e não existe articulação entre as áreas.
A integração Nacional

Até 1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil – canavieira, mineradora e cafeeira – destinavam-se ao mercado externo. A partir daí teve início um processo que se voltou para o abastecimento do mercado interno. Retomando a idéia de que “o Brasil não é só litoral”. A integração econômica territorial do Brasil ou a organização de um espaço nacional interligado só ocorreu de fato com a industrialização, iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.

DIT- Divisão Internacional do trabalho: De modo simplificado, é a divisão do trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos agrícolas e industriais na interdependência econômica estabelecida.
O romance e o romantismo 

O romantismo está relacionado,na sua origem, a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa:a Revolução Francesa e a Revolução Industrial,responsáveis pela consolidação da burguesia
A Revolução Francesa foi responsável pelo golpe definitivo na aristocracia. O absolutismo cedeu lugar ao LIBERALISMO,conjunto de ideias que visavam assegurar a liberdade individual no campo da politica,da moral,da religião,etc.O individualismo,estimulado pela economia da livre iniciativa,tornou-se um valor essencial para a sociedade da época.
A revolução industrial,por sua vez,gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos descorrentes do aumento de produção,provocando a divisão de trabalho e o início da especialização da mão de obra.
Essas profundas alterações na sociedade prepararam o terreno para o surgimento de um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão,na supremacia do individuo,na desobediência aos padrões preestabelecidos:o romantismo,que se tornou mesmo porta voz da revolução.
A rebeldia é a palavra que resume esse primeiro momento 

a liberdade guiando o povo 1830
A pintura sobretudo revela a liberdade de criação.
Uma das pinturas mais conhecidas do Romantismo,foi inspiradas nos acontecimentos políticos em 1830,
na França.






Clique na imagem!


segunda-feira, 31 de março de 2014

Computador analisa imagens para 'aprender' bom senso sozinho

Computador do projeto NEIL. Foto: AP
Projeto quer fazer com que computadores aprendam sem ser programados
Um programa de computador está "aprendendo sozinho" como adquirir bom senso através da análise de fotos do dia a dia.
O Never Ending Image Learner (NEIL, em inglês) - ou Aprendiz Sem Fim de Imagens, em português - é um projeto da universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

O computador do projeto NEIL passa todas as horas do dia analisando imagens. Desde julho, foram três milhões de imagens registradas.O objetivo do projeto é verificar se os computadores conseguem identificar – da mesma forma como fazem os humanos – aspectos comuns encontrados em imagens, como por exemplo perceber que barcos costumam navegar na água.
Até agora o programa conseguiu identificar 1,5 mil objetos e 1,2 mil paisagens, além de descobrir 2,5 mil associações entre objetos presentes em diferentes fotos.
Os pesquisadores querem que o NEIL consiga aprender sobre a relação entre objetos diferentes sem precisar ser "ensinado" – ou seja, programado por humanos para fazê-lo.
"As imagens são a melhor forma de aprender sobre propriedades visuais", diz o pesquisador Abhinav Gupta, do Instituto de Robótica da Carnegie Mellon.
"Elas também trazem muita informação de bom senso sobre o resto do mundo. As pessoas aprendem isso sozinhas, e queremos que, da mesma forma, o NEIL faça isso."

Carros e patos

O NEIL já conseguiu "aprender" algumas coisas sozinho, como o fato de que carros estão bastante relacionados a estradas, e que patos se parecem com gansos.
Mas o programa também erra. O computador pode confundir o termo "pink" ("rosa") com uma famosa cantora com o mesmo nome.
Por conta destes erros, os humanos que controlam o computador do projeto NEIL ainda precisam interferir no seu processo de aprendizagem.
"As pessoas não sabem direito como nem o que ensinar aos computadores", diz o estudante de doutorado Abhinav Shivastava, que trabalha no laboratório.
"Mas os humanos são bons para dizer quando os computadores erram."
Outra função do NEIL é ajudar a criar o maior banco de dados visuais do mundo, onde objetos, paisagens, ações, atributos e relações podem ser rotulados e catalogados.
"O que aprendemos nos últimos cinco ou dez anos de pesquisa sobre visão computacional é que quanto mais dados conseguimos, melhor a capacidade de visão dos computadores", diz Gupta.
O supercomputador precisa de bastante memória para rodar, com mais de 200 processadores. Os pesquisadores têm planos de deixar o NEIL rodando por tempo indeterminado.
3.Conceito de calor

Por que a energia interna de uma gás aumenta quando ele é aquecido? 

O efeito perceptível é o aumento da temperatura do gás,uma vez que ela representa uma forma indireta de medir sua energia cinética média.Essa mudança de temperatura ocorre porque o gás recebe energia de uma fonte que está a uma temperatura maior que a dele,quando duas amostras de gás a temperaturas diferentes são colocadas em contato,o equilíbrio térmico é atingido após uma troca de energia entre elas, Assim, sempre que existir uma diferença entre dois sistemas ou objetos, uma certa quantidade de energia é transferida do objeto mais quente para o mais frio.
Ginástica e dialética


Para Platão, o ser humano é essencialmente alma,que é imortal e existe previamente ao corpo. A união da alma com o corpo é acidental,pois o lugar própria da alma não é o mundo sensível,e sim o mundo inteligível. A alma é dividida em três partes:
Alma concupiscente- situada no ventre e ligada aos desejos carnais;
alma irascível- sitada no peito e vinculada ás paixões;e
alma racional- situada na cabeça e relacionada com o conhecimento.
A vida feliz de uma pessoa dependeria de devida subordinação e harmonia entre essas  três almas.
cinco reinos (Five Kingdoms) 


Os esquemas de classificação nos ajudam a compreender a vida neste planeta azul e verde.Mas esses esquemas são uma invenção,a mão humana tentando selecionar agrupar, classificar os tipos de vida que compartilham a terra conosco.
As antigas taxonomias incluíam dois reinos ( plantas e animais),os atuais cinco reinos estão arranjados como três grandes níveis de vida: o procariotas,os microrganismos eucarióticos e seus derivados. Estes últimos três reinos familiares representam as três grandes estratégias ecológicas para os organismos: produção ( plantas), absorção ( fungos) e ingestão (animais)


liga das nações 


Em 28 de abril de 1929,os membros da conferencia da PAZ de Versalhes aprovaram a criação da Liga das Nações, atendendo á proposta do presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson

A liga das Nações deu inicio ás suas atividades em janeiro de 1920,sua principal missão seria agir como mediadora nos conflitos internacionais,procurando preservar a paz mundial.
O senado dos Estados Unidos,no entanto, vetou a participação do seu pais na Liga das Nações
Emfim sem a adesão dos Estados Unidos e de outras potencias, a Liga das Nações não reuniu a força politica necessária para cumprir seu papel. 

Estrutura política e administrativa

A fundação da vila de São vicente no litoral paulista,em 1532, assinalou o início da colonização dos domínios portugueses na América,com a distribuição  das primeiras sesmarias  
Na metrópole, a lei das Sesmarias ( 1375) surgira da necessidade de reanimar a agricultura,relegada ao abandono por uma pequena nobreza, proprietária mais interessada nos lucros e na honra proporcionados pelas guerras contra os espanhóis.
No território colonial,os sesmeiros eram homens da pequena nobreza,militares ou navegantes, que recebiam as suas glebas como recompensa por serviços prestados á Coroa. Ao tomarem posse das terras,ficavam obrigados apenas a faze-las produzir em alguns anos ( em geral cinco)e pagar o dizimo á ordem de cristo.


Em 1621, a América Portuguesa foi dividida em Estado do Brasil, cuja capital era salvador,e em Estado do Maranhão,com sede em São Luís.
O Estado do Maranhão,subordinado apenas a Coroa,destinava-se a garantir a defesa do litoral setentrional,sujeito a taques e ocupação dos Franceses.
Em 1737,afastadas as ameças Francesas,a atenção da Coroa concentrou-se na consolidação da soberania sobe a bacia amazônica,alterando o nome da entidade para Estado do Grão-Pará e Maranhão e transferindo sua sede para Belém.As mudanças atingiram também o Estado do Brasil,que em 1763 teve sua sede transferida de Salvador para o Rio de Janeiro


Romantismo e romantismo

Romantismo e romantismo

A palavra romantismo tem presença forte no quotidiano, mesmo quando não se está falando de literatura.E dá margem a mais de uma interpretação,dependendo do contexto.

O termo romantismo-uma tendencia  geral da vida e da arte,o qual nomeia um sistema,um estilo artístico delimitado no tempo.

Por extensão,o termo romantismo  também designa uma maneira de se comportar,agir,de interpretar a realidade; é uma atitude espiritual que sempre existiu e sempre existirá 

É nesse sentido que se fala hoje, Século XII, em música romântica,cinema romântico, telenovela romântica.
Para nosso estudo de história da literatura, o termo será empregado no primeiro sentido:romantismo - estilo de época do seculo XIX.  Mas não se deve esquecer que podem ocorrer manifestações de sensibilidade romântica em qualquer período da história, em momentos que antecederam o Romantismo ou até em abras muito atuais. 



sábado, 29 de março de 2014

memória de um vírus (resumo do livro ) Luiz Claudio Cardoso

memória de um vírus (resumo do livro )
Luiz Claudio Cardoso








A CHEGADA DO VÍRUS



Acabo de chegar neste corpo,neste organismo humano.
como cheguei?
Se,como passageiro,fui transportado de um outro organismo para este,a bordo de uma célula, ou se já ''nasci'' dentro deste,não sei dizer. O fato é que aqui estou., e lá longe, está o MACRÓFAGO,olhando para mim assim meio de esguelha,como que dando tratos á bola,vai ver que tratando de me identificar..


Eu estou tão preocupado com o LINFÓCITO T AUXILIAR, com tanto medo das medidas que ele possa vir a tomar contra mim!
O NOME DO VÍRUS 
meu nome é   HIV
lógica> por que não me chamar de Tico, além de indicar o meu tamanhinho,tem a sílaba tônica no ''i''
Meu Deus do Céu, eu estou tão preocupado com a célula B, com tanto medo dos anticorpos que ela possa lançar contra mim!!
vírus falante
Meu Deus do Céu, eu estou tão preocupado com a Célula Assassina,com tanto medo dela!

Meu Deus do Céu, eu estou tão preocupado com o meu futuro, com tanto medo de que descubram um remédio contra mim!

Meu Deus do Céu, eu estou tão preocupado com o  futuro dos meus descendentes, com tanto medo de que descubram uma vacina contra eles!
o grilo do vírus
Se cada um tem o seu grilo, por que não hei de ter o meu?
Meu grilo é que todo mundo acha que minha vida é boa, a vida que eu pedi a Deus,justamente por eu ser um parasita, e como tal,dispor de um hospedeiro,o LINFÓCITO T AUXILIAR,que,mesmo,contra sua vontade,me paparica.
minha vida é dura,comecemos pelas razões físicas:
Dura porque não tenho mãe
Fora de uma célula,disponho de muito pouco tempo de vida para arrumar
Não me falta inimigo
Não chego ter um amigo se quer
Sou obrigado a recorrer a estratagemas para me defender
meu futuro é negro
MINHA VIDA É DURA PORQUE NÃO TENHO MÃE
E por que não tenho mãe?
Não tenho mãe por que no sentido convencional,usual,não nasço de um outro ser de quem eu seja um semelhante,um continuador,mesmo que com diferenças individuais
Tenho ''mãe'' no sentido não-convencional,não-usual,entre aspas, porque ''nasço'' de um outro ser inteiramente diferente de mim, que não tem nada a ver, nem eu:com ele nem ele comigo,embora nossos destinos estejam ligados.
É que me desenvolvo dentro de uma célula, um glóbulo branco do sangue que tem o improbadíssimo nome de LINFÓCITO T AUXILIAR.
No momento em que, dentro do LINFÓCITO no qual  me formo,estou pronto,saio para meu mundo, ou seja, no meu caso especifico,para a corrente sanguínea de um organismo humano, de onde posso passar para outros líquidos do mesmo organismo,   , principalmente os relacionados com o sistema de reprodução.
Assim,no pouco tempo em que sobrevivo fora de uma célula,tenho de localizar um LINFÓCITO 
T AUXILIAR que me possa abrigar.
o exército
meu inimigos constituem o sistema imunológico.
O sistema imunológico é formado pelas células de uma organismo que têm por função principal localizar,identificar,atacar e destruir qualquer invasor
Invasor esse que possa infectar o organismo e assim romper o equilíbrio em que ele até então viveu
 O sistema imunológico é um verdadeiro exército, disciplinado,hierarquizado, organizado e,principalmente,coordenado.Todo mundo cumprindo com sua obrigação.
O MACRÓFAGO
Minha vida é dura porque,de cara,tenho de escapar do Macrófago
O macrófago-assim chamado de ''macro'' pelo seu tamanho em relação ao das demais células
literalmente come todo e qualquer organismo estranho que penetra num organismo
GENERAL LINFÓCITO dispara ordens < tudo depende das ordens dadas por ele.
e o coitado do vírus não tem vez.
A não ser que , safo como eu só,o papai aqui recorra ás armas de que se dispõe

Minha vida é dura porque, no curto tempo em que sobrevivo fora de uma célula, tenho de localizar meu LINFÓCITO T AUXILIAR, isto é,aquele que nasceu para hospedar especificamente a mim e meus '' irmãos'', e somente nós
A CÉLULA ASSASSINA 
O glóbulo branco do sangue chamado linfócito T Assassino,mais conhecido como Célula ASSASSINA, meu inimigo natural
De fato, a célula assassina é especializada em atacar a célula que me abriga,justamente por ela me abrigar.
(ataca perfurando a membrana)
Minha vida é dura porque não teno amigos.
A não ser que, como tal, se considere o LINFÓCITO T auxiliar em que me abrigo.
Mas desde quando um escravo é amigo do seu senhor, ou um senhor é amigo do seu servo? 
GUERRA É GUERRA
E por que me acusam de ser mau?
Por que segundo meus acusadores, ao enfraquecer as defesas de um organismo, eu mato gente e, através de uma epidemia ,estou matando cada vez mais,estou abrindo caminhos para doenças oportunistas
UMA BOA
 nasci como vírus viverei como vírus , não tem remédio.




A célula assassina esta acabando com meu LINFÓCITO! Socorro! Socorr,,


quinta-feira, 27 de março de 2014

O primeiro reinado estendeu-se da independência de 1882/ REGÊNCIAS

O primeiro reinado estendeu-se da independência de 1882/ a obição de dom pedro 1831 foi um período marcado pela instabilidade politica e economia, Centralizador Dom Pedro 1 ortigou uma nova constituição em 1824 que lhe conferia amplos poderes , Revoltas populares e a crise econômica e a derrota da guerra da Cisplatina( anos antes anexado pelo Brasil ) fragiçizaram Dom Pedro 1 .O monarca acabou abdicando em nome do filho Pedro 2
                                                   REGÊNCIAS 
dom pedro 2 NÃO PODE ASSUMIR O TRONO, POIS SÓ TINHA 5 ANOS QUANDO SEU PAI RENUNCIOU.INSTITUIRÃO-SE ENTÃO, GOVERNOS PROVISÓRIOS , AS REMENEIAS, 
ESSE PERÍODO É DIVIDIDO EM DUAS FASES, NO AVANÇO LIBERAL E PARTIDO MODERADO AJETIVOU MEDIDAS PROGRESSISTAS COMO A CRIAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS PROVÍNCIAS, DURANTE O REGRESSO CONSERVADOR, O PARTIDO REGRESSISTA TENTOU IMPLANTAR UM GOVERNO FORTE E CENTRALIZADOR EM 1840, COM O GOLPE DA MAIORIDADE , DOM PEDRO 2 FOI NOMEADO IMPERADOR COM APENAS 14 ANOS
                                               SEGUNDO REIDO
DOM PEDRO 2 FOI O MAIS LONGIVO MANDATÓRIO BRASILEIRO, FICOU 49 ANOS NO PODER, SEU REINADO FOI MARCADO PELO FORTALECIMENTO DA ECONOMIA ,GRAÇAS A PRODUÇÃO CAFEEIRA E POR RELATIVA TRANQUILIDADE NA POLITICA INTERNA, EM 847 FOI ADOTADO O PARLAMENTARISMO , PARA ACALMAR OS ANIMOS DOS PARTIDOS LIBERAIS E CONSERVADOR , MAS COM DIFERENÇAS DAS MONARQUIAS PARLAMENTARITAS CLASSIACAS 
NELAS O REI TINHA UMA ATUAÇÃO LIMITADA AQUI NO BRASIL, CABIA AO IMPERADOR A NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO MINISTRO 
SEGUNDO REINADO : POLITICA EXTERNA
NO PLANO INTERNACIONAL , INECIDENTES INALMUNDO CIDADÃOS E INTERESSES BRITANICOS NO BRASIL ABALARAM AS RELÕES COM A INGLATERRA( QUESTÃO CHRISTU) O BRASUK TAMBÉM SE ENVOLVEU EM GUERRAS CONTRA SEUS VIZINHOS CONTINENTAIS .A GUERRA DO PARAGUAI DEIXOU O PAIS INDIVIDADO COM A INGLATERRA, DO QUAL COMRPOU ARMAS E EQUIPAMENTOS 
CRIS DO SEGUNDO REINADO : A QUEDA DA MONARQUIA RESULTOU DA ROPTURA DO REGIME COM TRES SETORES SOCIAL: A ARISTOCACIA, A IGREJA E EXERCITO , O CLERO SE REVOLTOUSE PELA SUBIMISSÃO DA IGREJA AO ESTADO  EM VIGOR 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Piloto da missão Apollo 15 fala do isolamento no espaço

Piloto da missão Apollo 15 fala do isolamento no espaço

Foto: Nasa
O astronauta Al Worden aponta como positivo ter mantido distância de colegas de viagem
Como é ser o homem mais isolado de todos os tempos? Al Worden, piloto do módulo de comando da missão Apollo 15, pode ser chamado de detentor desse título.
Sete homens na história da Humanidade se destacam do resto de nós. Eles são os pilotos dos módulos de comando das missões Apollo, que passaram tempo sozinhos, em órbita em torno da Lua, enquanto seus colegas caminhavam sobre a superfície lunar.

Apenas cinco deles ainda estão vivos. E Al Worden, piloto do módulo de comando da missão Apolo 15, continua sendo a imagem perfeita de um veterano astronauta.Quando esses astronautas sobrevoaram o lado oculto da Lua, ficaram completamente fora de contato e mais distantes da Terra do que qualquer pessoa jamais estivera antes. Ou esteve desde então.
Worden voou para a Lua em julho de 1971, junto com o comandante Dave Scott e o piloto do módulo lunar, Jim Irwin.
Durante o período em que ficou sozinho no módulo de comando, estabeleceu o recorde de "ser humano mais isolado" de todos os tempos. Em determinados períodos, quando o módulo viajava pelo lado oculto da Lua, os seres humanos mais próximos do piloto - seus dois colegas astronautas - estavam a 3.600 km de distância, caminhando do outro lado.
Assim como outros pilotos do programa Apollo, Worden prefere falar das conquistas da missão do que de si mesmo. Dentre as missões do programa, a Apollo 15 é tida como a de maior rigor científico.
Mas não se trata apenas de fazer ciência. Em entrevista a Richard Hollingham, da BBC Future, Worden falou sobre o aspecto humano da experiência que viveu.
Você sente que os pilotos dos módulos de comando foram esquecidos pela história, que o trabalho que fizeram é tido como menos glamoroso?
É engraçado, os olhos do mundo estavam nos que desembarcaram na Lua, mas a função deles era pegar rochas para serem analisadas. Mas em matéria de ciência, você faz muito mais em órbita na Lua do que é capaz de fazer na superfície. Por exemplo, eu fotografei cerca de 25% da superfície lunar - foi a primeira vez que isso foi feito. Também mapeei mais ou menos a mesma porção. Isso é bastante informação para você trazer de volta, aliás, é tanto que acho que ainda está sendo estudada.
O que se passava na sua cabeça quando o módulo lunar se separou da nave de comando e você o viu ficar cada vez menor, enquanto descia na direção da Lua?
Primeiro, desejei boa sorte a eles. "Espero que vocês aterrissem sem problemas". Segundo: "Oba, estou feliz por eles terem ido porque agora o espaço é todo meu". Aí tive três dias maravilhosos na nave, completamente sozinho.
Mas não era solitário?
Estava sozinho mas não estava solitário. Minha formação é de piloto da força aérea e depois de piloto de testes, principalmente de aviões de guerra. Então estava bem acostumado a ficar sozinho e gostei muito. Não tinha de falar com Dave e Jim, exceto quando completava a volta (quando o módulo de comando, em órbita, passava acima do ponto onde o módulo lunar tinha aterrissado) e dizia "oi". No lado de trás da Lua, não tinha nem que falar com Houston e essa era a melhor parte do voo.
Mas você estava a mais de 400 milhões de quilômetros de casa.
Sim, você está muito longe mas o que mais me impressionou quando estava na órbita lunar - particularmente quando estava sozinho - foi que todas as vezes que passei pelo lado de trás da lua, olhava pela janela e conseguia ver a Terra subindo. Era fenomenal. Além disso, fui capaz de olhar o universo lá fora de uma perspectiva muito diferente e de uma maneira muito diferente da que qualquer pessoa jamais vira antes.
O que descobri foi que o número de estrelas era tão imenso. Na verdade, não conseguia ver estrelas individualmente, era como um lençol de luz. Achei aquilo fascinante, porque mudou minhas ideias sobre como pensamos a respeito do Universo.
Existem bilhões de estrelas lá fora - a Via Láctea, a galáxia em que estamos, contém bilhões de estrelas, não apenas algumas. E existem bilhões de galáxias lá fora. Então, o que isso te diz a respeito do Universo? Que nós simplesmente não pensamos grande o suficiente. No meu entender, esse é o objetivo do programa espacial, entender tudo isso.
Isso não fez você se sentir ainda menor e ainda mais sozinho?
Ah sim, você quer se sentir insignificante? Fique atrás da Lua. Isso vai fazer você realmente sentir que você não é nada.
Por que você preferia ficar fora de contato com Houston?
Não precisava ter uma pessoa martelando no meu ouvido o tempo todo. Tinha muito trabalho a fazer. Digo isso de brincadeira, porque se acontecesse algo sério, eu certamente ia querer que eles entrassem em contato. Mas se tudo corria bem, eu não precisava falar com eles e podia me concentrar em fazer ciência.
Quão ocupado você ficava? Imagino que você acabou fazendo suas reflexões sobre a Terra e o Universo depois de retornar do espaço?
É uma coisa engraçada, quando você está lá observando tudo isso e fazendo todo o reconhecimento (à distância) e fotografando, você não tem muito tempo para pensar a respeito. Você guarda tudo num banco de memória e quando você volta, você pensa a respeito. Eu trabalhava 20 horas por dia e dormia três ou quatro horas por noite. Então você não pode se dar ao luxo de gastar tempo sentado, olhando pela janela e filosofando.
E música? Qual foi sua seleção para a Lua?
Tínhamos uns toca-fitas pequenos que podíamos usar durante o voo. Eu era, e ainda sou, um fã incondicional dos Beatles. Também levei Elton John, John Denver e a Valsa Danúbio Azul (da trilha do filme 2001, Uma Odisseia no Espaço).
Você é uma das sete pessoas que ficaram isoladas em órbita em torno da Lua. Existe alguma lição que futuros astronautas deveriam aprender, quando - ou se - voltarem à Lua ou se forem a Marte?
Provavelmente sim, embora nós todos tenhamos tido experiências muito diferentes. A lição que eu aprendi é, não faça muita amizade com a tripulação. Por causa dos longos períodos de tempo que você passa com os outros dois, descobri que estava mais concentrado em fazer o trabalho que tinha de fazer do que em me relacionar com eles. Trabalhamos muito bem juntos, mas não éramos grandes amigos e acho que isso foi benéfico.
Mas como é que você faz isso?
Você precisa manter uma certa distância entre as pessoas. Se você chega a um ponto onde é hora de descansar, fazer nada por um tempo, precisa se sentir confortável para desfrutar de um pouco de solidão sem sentir que precisa conversar com todo mundo.
Nós todos temos essa expectativa de que vocês têm de ser amigos. Você está dizendo que não é bem assim?
(A equipe da) Apollo 12 estava sempre junta. Pete Conrad (astronauta, terceiro a pisar na Lua) tratava sua tripulação como se fossem irmãos. Onde estava um, estavam os três, porque estavam sempre juntos. Nós éramos o oposto disso. Acho que isso nos tornou mais efetivos como tripulação.

o período republicano

o período republicano
o principal feito diplomático do  barão do rio branco foi a solução conseguida para a questão do acre 
rio branco iniciou difíceis negociações diplomáticas,que resultaram no tratado de petrópolis, de 1903,por esse acordo o brasil adquiriu o acre, mediante pagamento de uma soma em dinheiro e a promessa da construção da ferrovia madeira-mármore, que escoaria as exportações bolivianas até os trechos navegáveis dos rios amazônicos 
as sucessivas expansões territoriais fizeram do brasil o maior pais da America do sul

O BRASIL POR EDUARDO BUENO - A Praieira

Me Salva! Física - Energia Cinética e Potencial

terça-feira, 25 de março de 2014

Nasa divulga fotos da Terra vista da órbita de Saturno

Nasa divulga fotos da Terra vista da órbita de Saturno

A Terra e a Lua vistas de Saturno (Nasa)
Fotos que mostram a Terra de grandes distância no espaço são raras
A Nasa, a agência espacial americana, divulgou fotos da Terra e da Lua feitas pela sonda Cassini na órbita de Saturno, a mais de 1,6 bilhão de quilômetros de distância de nosso planeta.
A Terra e seu único satélite aparecem como se fossem apenas dois pontos na foto, que foi tirada pela sonda americana no dia 19 de julho.

Para esta foto da Cassini, porém, a Nasa organizou uma campanha para que, na hora que a imagem foi feita (entre as 18h27 e as 18h42 da sexta-feira passada), as pessoas acenassem em direção a Saturno, para o que foi chamado de uma "sessão de fotos interplanetária" pela coordenadora da equipe responsável pelas imagens produzidas pela Cassini, Carolyn Porco.Ao divulgar a foto, os cientistas quiseram prestar uma homenagem a uma outra foto feita pela sonda Voyager 1 em 1980, que igualmente mostrava a Terra como um ponto azulado pálido no espaço.
"Me empolgou muito que pessoas de todo o mundo tenham tirado um intervalo de suas atividades normais para ir ao ar livre celebrar esse aceno interplanetário ligando o robô e seu criador, que são o que estas imagens representam", afirma Carolyn, que trabalha no Instituto de Ciências Espaciais da Nasa, na cidade de Boulder, no Colorado.

Mosaico

Uma das imagens, feitas com uma lente grande-angular, fará parte de um grande mosaico de fotos com panorama da órbita de Saturno, mostrando seus anéis e satélites.
Fotos da Terra feitas de muito longe no espaço são raras porque, à medida que as sondas se distanciam da Terra, nosso planeta aparece mais perto do Sol, com o seu brilho muito maior.
Da mesma forma que uma pessoa pode sofrer danos nos olhos se olhar diretamente para a estrela, os sensores de uma câmera podem também sofrer avarias se expostos à luminosidade intensa da estrela.
As novas imagens, feitas pela Cassini, foram possíveis porque, do ponto de vista da sonda, o Sol havia se escondido atrás de Saturno, bloqueando a maior parte da luz.
Saturno e a Terra (Nasa)
Nesta foto, a Terra aparece abaixo dos majestosos anéis de Saturno

os conceitos de energia interna e de equilíbrio térmico

os conceitos de energia  interna e de equilíbrio térmico 


NA TEORIA CINÉTICO-MOLECULAR, UM GÁS ( IDEAL)  É IMAGINADO COMO UM CONJUNTO DE MOLÉCULAS EM MOVIMENTO, SEPARADAS UMAS DAS OUTRAS
E SEM INTERAÇÃO ENTRE SI. DO PONTO DE VISTA ENERGÉTICO, PODEMOS DIZER QUE TAIS MOLÉCULAS TÊM, EM MÉDIA, UMA ENERGIA CINÉTICA CONSTANTE SE NÃO HOUVER MUDANÇA DE TEMPERATURA. A ENERGIA CINÉTICA TOTAL DE SUAS MOLÉCULAS É A ENERGIA INTERNA DO GÁS, TAMBÉM CHAMADA ENERGIA TÉRMICA 

Platão

  Platão







 Considerado o primeiro grande filosofo ocidental, juntamente com seu mestre, Sócrates - Foi um dos principais pensadores gregos a se lançar contra essa instabilidade, em busca de uma felicidade estável, postura que caracterizará de forma marcante e ética eudemonista ( relativo a felicidade) grega.


No entendimento de Platão, o mundo material - aquele que percebemos pelos cinco sentidos - é enganoso.Nele tudo é estável e por meio dele não pode haver felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao MUNDO DAS IDÉIAS, até alcançar o conhecimento supremo da realidade,correspondente á ideia do bem .

A CAVERNA DE PLATÃO (SÉCULO 16)
a caverna é uma alegoria da condição humana;para Platão,como vivemos presos ao mundo dos sentidos,só conseguimos ver as sombras do mundo real ( observe as sombras projetadas nas paredes)



As diferenças no processo de socialização

As diferenças no processo de socialização
Entender a sociedade em que vivemos significa saber que há muitas diferenças,e que é preciso olhar para elas.É muito diferente nascer em uma favela, ou um bairro de classe C, onde nem há mesmo saneamento básico, ou em um bairro rico de classe nobre ou em uma Área do sertão nordestino expostos pelos longos períodos de   seca . Essas desigualdades provocam as diferenças de socialização





lembrando que > Ao tratar as diferenças de socialização , temos também de vê-las no contexto histórico