quarta-feira, 9 de abril de 2014

O reino monera

O reino monera

O reino monera,como já vimos,abriga exclusivamente organismos unicelulares procariontes.Nesse reino estão agrupados dois tipos distintos de organismos: as eubactérias  e as arqueobatérias
 Não       priorizamos,aqui,o status taxonômicos desses organismos.Por convivência,adotaremos a ideia de um único reino ( monera no caso) subdividindo em dois grupos: o  das arqueobatérias e o das eubactérias
Os organismos do Reino Monera apresentam uma incrível diversidade, tanto em termos estruturais como ficológicos.

Fonte de carbono e nitrogênio: determinadas bactérias obtêm carbono do gás carbônico; outras, do monóxido de carbono; outras, do metano ou, ainda, de algumas moléculas complexas,como açucares,gorduras e proteínas
    
Embora todas as bactérias necessitem de água para seu metabolismo, há espécies que suportam sua ausência por longos períodos. Para isso, elas se transformam em esporos- formas de resistência -,que têm um metabolismo extremamente baixo.

Revolução Russa/parte 3 / Uma sociedade rural

Uma sociedade rural 

No começo do século 20, a  economia do império Russo ainda era predominantemente rural ,com ênfase na produção de trigo.Mais de 80% da população  morava no campo,sendo constituída, em sua maioria, por camponeses pobres que,até 1861, tinham vivido,formalmente,sob o regime de servidão .
Mesmo depois da abolição legal da servidão, as condições de vida desses camponeses não melhoraram : falta técnicas modernas para o plantio, e a produção agrícola era insuficiente para atender ás necessidades da população.


Os territórios Federais

Os territórios Federais


Além dos estados,municípios e do Distrito Federal,a Federação brasileira conheceu outro tipo de unidade politico-administrativa:o Território federal.
O primeiro deles,surgido em 1904,foi o Território Federal do Acre,incorporado ao brasil no ano anterior
Em 1942,com a entrada do Brasil na segunda guerra mundial,o governo federal decidiu administrar diretamente algumas áreas situadas na fronteira ,O território federal de Fernando de Noronha foi criado ainda em nesse ano. 
Mas os territórios federais podem não ser uma página virada em nossa história:em dezembro de 2007, havia no Congresso brasileiro o proposta para a criação de cinco deles, além de sete novos estados.

                                                              ^     ANÁLISE O MAPA ACIMA ^

Paralíticos movem pernas pela 1ª vez após estímulo elétrico

Paralíticos movem pernas pela 1ª vez após estímulo elétrico

Quatro paralíticos conseguiram mover suas pernas pela primeira vez após receber estímulos elétricos na coluna vertebral.
O experimento, realizado por médicos das universidades de Louisville e da Califórnia, nos Estados Unidos, possibilitou que os pacientes flexionassem, além das pernas, os dedos dos pés, tornozelos e joelhos.
No entanto, eles não foram capazes de andar independentemente.
Os resultados do trabalho, divulgados na publicação científica Brain, sugere que a eletricidade torna a coluna mais receptiva aos poucos impulsos que ainda chegam do cérebro à área lesionada.
Segundo os cientistas, a coluna atua como uma ferrovia de alta velocidade que transporta mensagens elétricas do cérebro até o resto do corpo. Se há danos no trilho, a mensagem se perde.
Há três anos, os mesmos cientistas divulgaram que Rob Summers, um jogador de baseball que ficou paralítico do tórax para baixo após um acidente de carro, foi capaz de mover suas pernas sustentado sobre uma esteira.
Agora mais três pacientes, que estão paralíticos há pelo menos dois anos, foram submetidos aos estímulos elétricos e retomaram alguns movimentos.
Eles foram capazes de movimentar as pernas e todos, com exceção de um, puderam controlar a força do movimento.

Sentir-se 'vivo'

A experiência confirma que certos movimentos podem ser retomados após a paralisia e que o caso de Summers não é isolado.
Claudia Angeli, uma das pesquisadoras da Universidade de Louisville, disse à BBC que poder enviar o estímulo e praticar os movimentos faz com que os pacientes se sintam "vivos" novamente.
"A massa muscular aumenta significativamente e todos eles também viram mudanças em suas funções urinárias e intestinais".
Ainda não está claro como o estímulo funciona. Os pesquisadores explicam que alguns estímulos voluntários alcançam a região lesionada, mas não são fortes o suficiente para desencadear o movimento. Com o impulso elétrico, a coluna lombar ficaria mais sensível e reage ao receber as mensagens do cérebro.
"É como se a coluna ficasse pronta para ouvir", acrescenta Angeli.
Os especialistas esperam que a técnica possa se tornar um tratamento para lesões na coluna.
Roderic Pettigrew, diretor do Instituto Nacional Americano de Imagens Biomédicas e Bioengenharia, disse que agora que o estímulo vertebral foi bem-sucedido nos quatro pacientes, acredita-se que um grande número de pessoas, anteriormente com pouca esperança de recuperação significativa, possa se beneficiar da nova técnica.
Paciente paralítico move a perna | Cortesia: University of Louisville
Paralítico move a perna a partir de impulsoselétricos | Cortesia: University of Louisville

Vídeo no link