quarta-feira, 7 de maio de 2014

Anúncio inteligente 'lê' olhos de consumidor em loja



Câmeras identificam o movimento de rostos e olhos
Cientistas da Universidade de Lancaster inventaram um sistema de personalização de anúncios em lojas baseado no movimento dos olhos do cliente.
Chamado de Sideways, o sistema usa um software com câmeras que localiza e identifica o movimento de rostos e olhos, permitindo que monitores de TV troquem anúncios de acordo com os interesses demonstrados pelo cliente na hora de comprar.

Os próprios consumidores também serão capazes de usar os olhos para controlar o conteúdo nas telas, checando itens num lista de produtos.Os responsáveis pelo projeto disseram à BBC que a nova tecnologia poderá ser usada em lojas em até cinco anos.
"Usamos uma câmera instalada perto da tela e não precisamos de nenhum equipamento extra," explica o pesquisador Andreas Bulling.
"O sistema detecta os rostos das pessoas e mostra onde os olhos estão presentando atenção."

14 pessoas ao mesmo tempo

Bulling desenvolveu o projeto com mais dois colegas da Escola de Computação e Comunicações da Universidade de Lancaster.
A maioria dos sistemas de monitoração do olhar existentes até agora eram difíceis de instalar e só podiam ser usados por uma pessoa enquanto o Sideways pode monitorar até 14 pessoas ao mesmo tempo.
Em um vídeo de demonstração, o potencial da tecnologia é mostrado com um comprador examinando capas de álbuns em uma loja de discos.
A chamada "tecnologia do olhar" está virando lugar comum em muitos produtos. A companhia Tobii, apoiada pela IBM, já apresentou protótipos de uma televisão controlada pelos olhos.
Em março, a Samsung lançou o telefone de ponta Galaxy S4, que detecta se o usuário está olhando para o aparelho acompanhando o movimento de seus olhos.
"O monitoramento através do olhar é um assunto quente," disse Bulling. "Espero que a tecnologia esteja disponível em pouco tempo."
A novidade pode ser bem recebida pelos consumidores se ela facilitar a maneira como fazem as compras, mas Bulling advertiu: "Se os consumidores não estiverem cientes de que a nova tecnologia está em funcionamento, questões de privacidade poderão ser levantadas."

Cientista cria guarda-chuva inteligente para coletar dados sobre o clima

Guarda-chuva inteligente (Rolf Hut)
Um sensor acoplado à cobertura do guarda-chuva detecta a chuva e envia os dados por redes sem fio
O cientista Rolf Hut, da Universidade de Tecnologia Delft, na Holanda, tem um plano ambicioso: transformar cada guarda-chuva do mundo em uma pequena estação meteorológica.
E ele já tem um protótipo. Seu invento usa um pequeno sensor que detecta gotas de chuva que caem sobre o tecido do guarda-chuva e envia informações por bluetooth, um tipo de rede sem fio, para um celular, que por sua vez transmite os dados para um computador.

"Hoje usamos satélites e radares, mas não medimos a chuva conforme ela atinge o solo, como costumávamos fazer. É muito caro manter um aparelho de medição tradicional", disse o pesquisador à BBC.Na visão de Hut, milhares desses equipamentos em ação trariam melhorias significativas para a medição do clima.
"Por isso, o número desses aparelhos em uso por agências meteorológicas está caindo, e isso é um problema no gerenciamento de recursos hídricos ou para a pesquisa hidrológica porque não há mais como ter em mão dados suficientes como antes."

Resultados animadores

Hut exibiu seu protótipo de guarda-chuva inteligente na assembleia geral da União Europeia de Geociências, em Viena, na Áustria.
O sensor acoplado à cobertura do guarda-chuva mede a vibração gerada pelas gotas dágua. O sensor fica conectado a um aparelho que transmite sinais por bluetooth para um programa instalado no celular, que envia a informação para um laptop.
Segundo Hut, os resultados dos testes feitos em seu laboratório e no quintal de sua casa foram animadores e indicam que vale a pena seguir desenvolvendo a ideia.
"Alguma dia, todo guarda-chuva viria com esse tipo de tecnologia, ou o modelos mais caros ao menos. Para começar a enviar dados, bastaria abrir o guarda-chuva", diz o cientista.
"Teríamos assim centenas de medidores circulando por uma cidade, o que melhoraria muito nossa habilidade para compreender a hidrologia urbana e nossa capacidade de prever inundações e tomar medidas quando houver uma situação crítica."

Para-brisa inteligente

Outros grupos de cientistas vem investigando abordagens similares com para-brisas inteligentes que acionam automaticamente os limpadores de um carro quando detecta chuva e ajustam sua velocidade conforme a intensidade da chuva.
Uma análise feita pelo cientista Chris Kidd, da Nasa, revelou que o número de medidores de chuva em uso atualmente é pequeno e eles dificilmente fornecem dados em tempo real.
Além disso, Kidd explica que as informações produzidas por satélites e radares devem ser complementadas com os dados coletados no solo:
"Precisamos encontrar formas de melhorar isso. Há um projeto interessante em Sahel, na África, em que estão pagando fazendeiros pela coleta de dados e pela manutenção dos medidores. Assim, eles têm incentivos para manter tudo em bom funcionamento."

COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? OQUE DIZEM A HISTÓRIA E A CIÊNCIA?

COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? OQUE DIZEM A HISTÓRIA E A CIÊNCIA?



No breve percurso que fizemos por essas concepções de vida feliz, você pode aprender um pouco mais sobre como se filosofa.E teve a oportunidade de reunir ideias a respeito daquilo que traz felicidade e do que causa sofrimento,para uma reflexão posterior.

A maioria dos problemas com os quais se preocupam esse filósofos que estudamos ainda ecoa nos consultórios de psicologia,onde especialistas procuram aliviar o sofrimento de pessoas de todas as idades e apoiá-las para que construam uma vida mais feliz.  E boa parte desses problemas ainda merece atenção especial como temas éticos e sociais importantes ( tanto é assim,que voltaremos a eles ao longo das postagens)

A obtenção de energia nas eubactérias

A obtenção de energia  nas eubactérias


O item anterior discutiu a forma pela qual as bactérias conseguem seu alimento. Agora abordaremos os mecanismos que ela utilizam para obter a energia a partir desse alimento. 
São três os métodos utilizados. Algumas espécies de eubactérias realizam respiração aeróbia.Outras obtêm energia por meio de respiração anaeróbia; e outras,ainda por fermentação

Oposição bolchevique

Oposição bolchevique


Beneficiado pela medida que permitia a volta dos exilados,Lenin-que,como vimos, fora perseguido e exilado,com outros líderes da oposição, antes da Primeira Guerra- regressou á Rússia em abril de 1917 e passou a liderar a oposição bolchevique ao governo provisório

Além de ter reorganizado o Partido Bolchevique,em 1903,Lenin publicou as Teses de Abril ( 1917), nas quais pregava a formação de uma república dos sovietes ( denominação dos comitês políticos dos trabalhadores). Nesse documento,defendia também a nacionalização dos bancos e da propriedade privada.Seu principal lema era:''Todo o poder aos sovietes'' 





exilado: Expulso de sua pátria; proscrito, banido, degredado, desterrado.