sexta-feira, 21 de março de 2014

*IMPÉRIO OLIGÁRQUICO

*IMPÉRIO OLIGÁRQUICO
-1840 O GOLPE DA MAIOR IDADE MARCOU O INICIO DO GOVERNO DE DOM PEDRO II ONDE ELE FOI COROADO IMPERADOR COM APENAS 14 ANOS
1847 ESTABELECIMENTO DO PARLAMENTARISMO '' AS VESSAS''
TENTATIVA DE PROMOVER O EQUILÍBRIO DAS FORÇAS POLITICAS
* ELEIÇÕES INDIRETAS
* VOTO CONSIDERADO ABERTO


DISPUTAS ENTRE LIBERAIS E CONSERVADORES
ORGANIZAÇÃO POLITICA
PARTIDO CONSERVADOR ( SUL//SUDESTE)
PARTIDO LIBERAL > OS '' SAQUAREMOS'' ( NORTE/ NORDESTE)

A EVOLUÇÃO PRAIEIRA DE 1848
PERNAMBUCO
 OCORRE NOS CONTEXTOS DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS DA EUROPA   PERÍODO CONHECIDO COMO ''PRIMAVERA DOS PORCOS'' 
REALIDADES ENTRE GRUPOS/REGIONÁRIOS E O PODER CENTRAL
 INSTALAÇÃO DE UMA REPÚBLICA


ECONOMIA> CAFÉ O PRINCIPAL PRODUTO DA ECONOMIA BRASILEIRA VOLTADA PARA EXPORTAÇÃO




''QUESTÃO CHRISTIE'' 1863-1865 

ROMPIMENTOS DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL E INGLATERRA 
CIPLASTINA > GUERRA DO PARAGUAI
1865 PROIBIÇÃO DO TRAFICO NEGRO
1871 LEI VENTRE LIVRE
1885 TODOS OS NEGRO QUE NASCIAM SERIAM LIVRES

regionalização

regionalização


pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.



Formação e organização do território brasileiro



Formação e organização do território brasileiro

Os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral em decorrência do modo de ocupação do território brasileiro.






território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.









A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.
Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

GEOGRAFIA ECONOMIA AGROEXPORTADORA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

GEOGRAFIA 
ECONOMIA AGROEXPORTADORA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO 

  • SECULO XVI>   ACRETIVA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO > EMPREENDIMENTO AGRÍCOLAS 
  • PLANTATIONS > MONOCULTURA> MODELO AGROEXPORTADOR > MÃO DE OBRA ESCRAVA
  • OUTRAS ATIVIDADES > CRIAÇÃO DE GADO E LAVOURAS DE ALGODÃO E FUMO NO SERTÃO> CULTURAS DE Substâncias
  •                                            a mineração no brasil
  •  SECULO VXII>PAULISTAS > DESCOBERTAS DO OURO EM MINAS GERAIS-FUNDAÇÃO DE NOVOS POVOADOS
  • FORMAÇÃO DE UM MERCADO INTERNO 
  • TRABALHO ESCRAVO>ALFORRIA
  • POVOAMENTO E URBANIZAÇÃO 
  • RIQUEZA ENVIADA A PORTUGAL >PAGAMENTOS DE DIVIDAS COM A INGLATERRA
  •                                                EXPANSÃO                    CAFEEIRA INFRAESTRUTURA
  • SECULO XIX- CULTIVO DO CAFÉ EM GRANDE ESCALA > 
  • EIXO ECONÔMICO SUDESTE
  • INFRAESTRUTURA> MÃO DE OBRA ESCRAVA PROVENIENTE DAS MINAS > VIAS DE TRANSPORTE E PORTOS > ESCAVAMENTO DO OURO
  • LATIFÚNDIO>MONOCULTURA>MÃO DE OBRA ASSALARIADA 
  • IMIGRANTES EUROPEUS E ASI CULTURAIS
  • FINANCIAMENTO DA INDUSTRIA ALIMENTÍCIA E TÊXTIL SERVIÇOS PÚBLICOS> ILUMINAÇÃO>INFRA ESTRUTURA NO TRANSPORTE>USINAS HIDRELÉTRICAS
  • DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA> TERRAS ROXAS



REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
MACRORREGIÃO DO IBGE
CRITÉRIOS> CARACTERÍSTICAS NATURAIS E HISTÓRIAS
REGIÕES SUL,SUDESTE,NORTE,NORDESTE E CENTRO OESTE
REGIÕES GEOECONÔMICAS 
CRITÉRIOS> DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
REGIÕES AMAZÔNIA, NORDESTE E CENTRO SUL

O LADO BOM DA VIDA/COMECEI A LER O LADO BOM DA VIDA, JÁ ESTAVA LOUCA COM O LIVRO HÁ QUASE UM ANO..

O LADO BOM DA VIDA
COMECEI A LER O LADO BOM DA VIDA, JÁ ESTAVA LOUCA COM O LIVRO HÁ QUASE UM ANO, ESTOU NA PÁGINA 140,E O LIVRO ESTÁ ME PRENDENDO BASTANTE

SOU AMANTE DE LIVROS DE ROMANCE E  COM CERTEZA ESSE LIVRO VAI ENTRAR PARA OS MEUS FAVORITOS <3
SUPER RECOMENDO!



Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". 
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.


Estudo identifica proteína que 'dirige' conversão de aprendizado em memória

Estudo identifica proteína que 'dirige' conversão de aprendizado em memória


Cientistas encontraram novas informações sobre a função de uma importante proteína no cérebro utilizada no processo que transforma o aprendizado em memória de longo prazo.
Em artigo na revista científicaNature Neuroscience, eles afirmam que mais pesquisas sobre o papel da proteína Arc (actin-regulated cytoskeleton) poderia ajudar na busca por novos tratamentos contra doenças neurológicas.
A mesma proteína pode ser um fator atuante no autismo, dizem os cientistas. Pesquisas recentes detectaram a falta da proteína Arc no cérebro de pacientes de Alzheimer e indicado que a função da proteína era crucial.
Para o professor de neurologia e fisiologia da Universidade da Califórnia Steve Finkbeiner, que liderou a nova pesquisa, "cientistas já sabiam que a Arc estava envolvida na memória de longo prazo, porque estudos em cobaias com falta dessa proteína podiam aprender novas tarefas, mas falhavam ao tentar lembrá-las no dia seguinte".
A pesquisa revelou que, durante a formação da memória, certos genes eram ativados e desativados em intervalos de tempo específicos para que fossem geradas as proteínas que ajudam os neurônios a estabelecer novas memórias.

Direção

Os cientistas descobriram que a proteína Arc "dirigia" esse processo, a partir do núcleo do neurônio.
Finkbeiner disse que pessoas com falta dessa proteína poderiam ter problemas de memória.
"Cientistas descobriram recentemente que a Arc se esgotava no hipocampo - o centro da memória no cérebro - em pacientes de Alzheimer."
"É possível que estas interrupções durante o processo de controle homeostático possam contribuir para o aprendizado e para os deficit de memória em pacientes de Alzheimer."
A pesquisa também confirmou que disfunções na produção e transporte da proteína Arc podem ter uma papel-chave no autismo.
A Síndrome do X Frágil, por exemplo, vista como uma causa comum tanto de autismo como de retardo mental, afeta diretamente a produção de proteína Arc em neurônios.
O time californiano de cientistas afirmou que mais estudos são necessários sobre a função da proteína Arc para a saúde humana.
Eles ressaltaram que entender o papel da Arc em doenças poderia contribuir para uma maior compreensão desses problemas e ajudar na criação de novas estratégias terapêuticas para combatê-las.

uncrania e russia brigam pelo controle da crimeia

 uncrania e russia brigam pelo controle da crimeia