terça-feira, 22 de abril de 2014

Lentes de contato dão visão telescópica a usuário


Olho humano - Petr Novák, Wikipedia
De acordo com especialistas, parte mais difícil do projeto é fazer com que lentes permitam oxigenação do olho
Pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça estão criando lentes de contatoque - uma vez combinadas com óculos especiais – podem fornecer uma visão telescópica para seus usuários.
A combinação das lentes com os óculos consegue ampliar 2,8 vezes o tamanho de uma imagem visualizada pelo usuário.

Esse
 sistema de visão telescópica foi desenvolvido para ajudar pessoas que sofrem com a cegueira provocada pela idade, mas também pode ter aplicações militares.Filtros polarizadores
 permitem à pessoa mudar de uma visão normal para telescópica ajustando o óculos.
degeneração macular relacionada à idade é uma das formas mais comuns de cegueira. Ela danifica a mácula, a parte do olho que lida com o detalhamento da imagem. Quando a mácula se degenera, a pessoa sofre uma perda na capacidade de reconhecer rostos e de realizar algumas tarefas, tais como dirigir e ler.

Controle preciso

As lentes de contato criadas pelos pesquisadores têm uma região central que permite a entrada de luz para uma visão normal. O elemento telescópico fica em um anel em volta da região central. Pequenos espelhos de alumínio, montados segundo um padrão específico, atuam como um aplificador que lança a luz para o anel ao menos quatro vezes antes de direcioná-la para a retina.
Durante o uso normal, a imagem ampliada é bloqueada por filtros polarizadores, e por isso não é vista. O usuário pode ligar o aparelho alterando esses filtros, posicionados no óculos, de forma que apenas a imagem ampliada é lançada sobre a retina.
Os pesquisadores Joseph Ford, da Universidade da Califórnia, e Eric Tremblay, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), na Suíça, construiram o sistema que filtra a luz adaptando óculos fabricados usados em televisores 3D.
Sua característica original era criar um efeito 3D ao bloquear de forma alternada as lentes esquerda e direita.
O protótipo produzido pela equipe tem oito milímetros de diâmetro, um milímetro de espessura na região central e 1,17 mm no anel ampliador.
"A parte mais difícil do projeto foi tornar as lentes ‘respiráveis’”, disse Tremblay à BBC. “Se você quiser usar as lentes por mais de 30 minutos é necessário que elas permitam que o olho respire".
Segundo ele, a lente deve permitir a entrada de gases para que a córnea não fique sem oxigênio.

'Encorajador'

A equipe de pesquisadores resolveu esse problema produzindo lentes com pequenos canais que permitem ao oxigênio fluir para o olho.
Porém, isso tornou o processo de fabricação das lentes muito mais difícil.
As versões das lentes permeáveis aos gases devem passar pelos primeiros testes clínicos em novembro, segundo ele. O objetivo é que portadores de deficiência visual consigam usar o equipamento o dia inteiro.
O projeto é uma evolução de tentativas anteriores de resolver o problema. Algumas delas envolviam implantes de lentes telescópicas e uso de óculos volumosos com estruturas de lentes de aumento.
Clara Eaglen, gerente de ações de saúde da organização RNIB, que auxilia pessoas com problemas de visão, afirmou que a pesquisa é interessante e elogiou o foco em degeneração macular.
"É encorajador que produtos inovadores como as lentes de contato telescópicas estejam sendo desenvolvidos, especialmente quando melhoram a visão que sobrou nos pacientes. Qualquer coisa que ajude a maximizar a visão funcional é muito importante, porque as pessoas com deficiência readquirem alguma independência e ficam menos isoladas".
As lentes podem porém ser empregadas em outras áreas. Isso porque a pesquisa está sendo financiada pelo Darpa, o braço de pesquisas das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Analistas dizem que os militares buscam na iniciativa uma forma de criar uma "super visão" e não resolver o problema da degeneração macular.

Micróbios serão 'últimos sobreviventes' no planeta Terra

(Foto: Health Protection Agency)
Para cientistas, micro-organismos que viverão nas profundezas do solo serão os últimos sobreviventes
Os últimos sobreviventes no planeta Terra serão minúsculos micro-organismos que viverão nas profundezas do solo, dizem cientistas britânicos.
Usando simulação por computador, pesquisadores da University of Saint Andrews, na Escócia, criaram um modelo de como será o planeta dentro de bilhões de anos.

O trabalho está sendo apresentado durante a National Astronomy Meeting da Royal Astronomical Society, que acontece esta semana na cidade de Saint Andrews.Eles descobriram que, à medida que o Sol ficamais quente e mais brilhante, somente micróbios poderão tolerar as condições extremas que as mudanças provocarão.
"Não haverá muito oxigênio, então (os micróbios) terão que sobreviver em ambientes com pouco ou zero oxigênio, alta pressão e alta salinidade - por causa da evaporação dos oceanos", disse um dos integrantes da equipe escocesa, o pesquisador Jack O'Malley James.

Extinção em massa

O futuro da vida na Terra está vinculado ao do Sol, que, com o passar do tempo, vai ficar cada vez mais quente e luninoso.
Com base nesse fato, cientistas das universidades escocesas de St Andrews, Dundee e Edimburgo fizeram uma previsão de como será o ambiente futuro do planeta.
Dentro de um bilhão de anos, o calor será tão intenso que os oceanos vão começar a evaporar.
"Quando você chega a esse ponto, existe muito mais água na atmosfera, e como o vapor de água é um gás (que provoca) efeito estufa, você tem um efeito estufa em cadeia", disse O'Malley James. "A Terra vai se aquecer até 100ºC ou mais".
Isso, aliado a uma queda nos índices de oxigênio, levaria a uma rápida perda de plantas e animais maiores.
Logo depois, um grupo de micróbios chamados extremófilos será a única forma de vida que restará.
Esses minúsculos organismos podem ser encontrados hoje na Terra emambientes hostis, como a Bacia dos Gêiseres no Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming, Estados Unidos.
Segundo a equipe escocesa, esses micro-organismos serão as únicas criaturas capazes de suportar o calor, a aridez e a atmosfera tóxica dessa Terra do futuro. Os pesquisadores suspeitam de que os micróbios estarão, provavelmente, agrupados perto dos últimos vestígios de água, nas profundezas do solo.
No final, as condições no planeta serão tão ruins que até os extremófilos desaparecerão - e dentro de 2,8 bilhões de anos, não restará qualquer vida na Terra.

Sinalizadores de vida

A equipe disse que estudar o surgimento e o desaparecimento da vida no nosso planeta pode nos ajudar a compreender como diferentes formas de vida poderiam sobreviver em outros pontos do Universo.
"Se você se deparasse com um planeta parecido com a Terra, é mais provável que encontrasse vida microbiana do que formas mais complexas como vemos na Terra hoje", disse O'Malley James.
Ele explicou que micróbios provocam mudanças sutis nas proporções de gases na atmosfera e que esses gases poderiam, um dia, auxiliar astrônomos a detectar vida em planetas parecidos com a Terra.
"Um dos melhores candidatos é o metano. Ele poderia ser usado para indicar a presença de vida, embora isso dependa das quantidades produzidas e se há um acúmulo detectável na atmosfera. Se pudermos detectar todos esses índices sutis de gases em planetas remotos, talvez possamos detectar vida", disse O'Malley James.
 BBC

História

Revolta de 1905



Em 1904,devido á disputa da imperialista por territórios na China,o império Russo entrou em guerra contra o Japão.Com exércitos despreparados e uma frota obsoleta,os russos foram derrotados pelas tropas japonesas,em 1905,perdendo territórios e influência na área banhada pelo oceano Pacífico.A derrota agravou as dificuldades econômicas do Império Russo e a insatisfação popular no governo.
Nesse mesmo ano,o regime czarista passou a enfrentar uma série de greves e protestos em diversas regiões do país,dos quais participaram ativamente líderes socialistas e diversos setores sociais.O conjunto dessas manifestações ficou conhecido como Revolta de 1905
Entre os episódios que marcaram essa revolta, destacam-se
Domingo sangrento  e revolta do encouraçado Potemkin


Filosofia



Prudencia racional e ataraxia 

Se nem todos os prazeres contribuem para uma vida feliz,pode-se concluir que alguns prazeres são superiores a outros.é necessário,portanto, avaliar a ação de cada um deles e agir com prudência racional.Aqui  epicurismo aproxima-se da tendência geral da filosofia ética grega, isto é,do lado racionalista
Portanto,para não seguir o caminho da infelicidade,é preciso escolher os prazeres de maneira racional.Essa escolha conduziria o individuo,segundo Epicuro,á autarquia,isto é,ao governo da própria vida,á não dependência de elementos externos.Pela autarquia ascenderíamos á ataraxia


Sociologia/continuação

Examinamos até aqui três diferentes perspectivas de análise da relação entre indivíduos e sociedade.Para Marx,o foco recai sobre os indivíduos inseridos nas classes sociais.Para Durkheim, o fundamental é a sociedade e a integração dos indivíduos nela. Para  Weber,os indivíduos e suas ações sociais são os elementos construtivos da sociedade.Apesar das perspectivas diferentes,todos buscaram explicar o processo de constituição da sociedade e a maneira como os indivíduos se relacionam,procurando identificar as ações e instituições fundamentais
Dois autores contemporâneos analisaram a relação entre individuo e sociedade procurando integrar esse polos: o sociólogo alemão Nobert Elias e o Francês Pierre Bourdieu.Vamos conhecer a seguir os principais conceitos que ambos construíram na próxima postagem fique ligado!










Produção agrícola

Produção agrícola 

A produção agrícola em grande escala necessitava de muita mão de obra.Inicialmente os indígenas aprisionados trabalhavam nas lavouras.Porém,a caça e a escravidão desses povos não era um negócio lucrativo para a metrópole.Essa é uma das explicações para o desenvolvimento dos portugueses com um novo comércio regularmente organizado e altamente lucrativo -o de escravizados trazidos da África- que já '' abasteciam'' outras colônias portuguesas.
Realizado em grande escala,o comércio de seres humanos acentuou as rivalidades entre os diversos povos africanos,fazendo com que se voltassem uns contra os outros e que os reinos inteiros fossem destruídos. As relações sociais e a organização tradicional de centenas de povos foram desestruturadas.As consequências desse processo repercutem até a atualidade,na forma de guerras civis devastadoras que se desenrolam em parte dos países africanos
A economia colonial -escravista necessitava também de capitais e tecnologia.Por isso,os portugueses se associaram aos holandeses,que refinavam e comercializavam o açúcar.
A monocultura canavieira continuou a predominar na economia do nordeste do território colonial. Entretanto,outras atividades econômicas importantes se sucederam na história da América portuguesa,como a mineração da região de Minas Gerais e o cultivo de café.O trabalho de escravizados foi utilizado legalmente durante todo período colonial,pendurou após a independência durante o período colonial,e só foi abolido no final do século 19,pouco antes da proclamação da república.Entretanto até hoje o Brasil infelizmente ainda não se livrou da escravidão




As diferentes formas

As diferentes formas

As formas mais comuns entre as eubactérias são os cocos,que têm forma esférica,e os bacilos,que têm a forma de bastonetes.Há também os espirilos,os espiroquetas e os vibriões,que são formas mais alongadas.Os espirilos e os espiroquetas têm o ''corpo'' retorcido em forma de saca-rolhas,enquanto que os vibriões têm um formato de vírgula.Os cocos podem se apresentar isolados ou agrupados,formando estruturas como diplococos,sarcinas,estreptococos e estafilococos 




sentimentalismo

sentimentalismo

O artista clássico analisa e expressa a realidade sobretudo por meio da razão,mas românico vale-se dos sentimentos por acreditar que só assim consegue traduzir tudo o que ocorre em seu interior.O sentimento de cada um então é que define a importância  ou não das coisas .Assim,o escritor pretende atingir mais emoção que a razão do leitor

irradiação/continuação

Existem vários tipos de radiações

Existem vários tipos de radiações:radiação visível (luz),radiação ultravioleta, raios x,etc. A que aquece os objetos é denominada radiação infravermelha ou radiação térmica. A radiação infravermelha  tem várias aplicações,desde terapêuticas até bélicas.Através de sensores e outros dispositivos,pode-se transformar a radiação térmica em luz visível,o que torna possível '' ver'' na escuridão.
 Exitem materiais,como o vidro, que dificultam a passagem da radiação térmica,mas permitem a passagem de luz.
Numa estufa com cobertura de vidro,as plantas absorvem parte da luz que entra e, uma vez aquecidas,emitem radiação infravermelha.Como o vidro não permite a passagem dessa radiação,o interior da estufa aquece.



Dentro de uma estufa,a temperatura é maior que fora dela