quarta-feira, 2 de abril de 2014

Prosperidade nos Estados Unidos

Desde as últimas décadas do século 19,a produção industrial estadunidense vinha se expandindo e ampliando seu campo de atuação econômica em diferentes partes do mundo.Com a eclosão da Primeira guerra mundial na Europa,houve uma explosão do crescimento agrícola e industrial dos Estados Unidos.
Isso ocorreu porque, conservando-se o país,no início,numa posição de neutralidade,seus produtores e empresários puderam abastecer as nações envolvidas a redirecionar suas atividades econômicas.
Além disso,enquanto as potências europeias concentravam seus esforços na guerra,os industriais dos EUA aproveitavam para ocupar e suprir mercados da Ásia e da América Latina que deixaram de ser atendidos pelos produtores europeus.
Ao final do conflito,os bancos e o governo dos Estados Unidos possuíam aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros internacionais,tornando-se credores da Europa arrasada. E,assim,esse país projetou-se como grande potência econômica mundial.
Em decorrência desse grande crescimento,os estadunidenses viveram,durante quase toda a década de 1920,um período de euforia e prosperidade que ficou conhecido como ''anos felizes'' tal ''felicidade'' seria interrompida,porém,pela crise de 1929,assunto que estudaremos mais adiante.
Localização do Território Brasileiro 







vídeo para compreender melhor!


  > <



Formação do território brasileiro e o desenvolvimento de sua economia.

Formação do território brasileiro 

A importância das atividades econômicas

As atividades econômicas foram fator essencial para a expansão territorial brasileira. Nossa economia colonial ( 1500- 1822) girava em torno da produção de gêneros primários voltados, em sua maior parte, á exportação e ás necessidades da metrópole portuguesa.

Atividades econômicas do período colonial.

No século XVI- a exploração do pau- brasil era o motor da economia. Nos séculos seguintes, a própria escassez de tal recurso fez gerar novos interesses aos portugueses.
No século seguinte já se tinha um território muito maior e com atividades econômicas mais diversificadas como, o cultivo da cana-de-açúcar, inicio de atividades pecuárias.
Em meados de 1740 a 1750 já no século XVIII, a atividade mineradora, ou seja, a extração de recursos minerais, do solo brasileiro já se destacavam entre os portugueses, e nesse momento o território também já se apresenta basicamente com sua forma atual.

Arquipélago econômico

Normalmente dizemos que o desenvolvimento do território brasileiro se deu em forma de arquipélagos (ilhas). Pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram , associadas as atividades econômicas em si, e as vezes muito distante umas das outras.
Então podemos deduzir que a expansão de nosso território ocorre de forma desigual,e não existe articulação entre as áreas.
A integração Nacional

Até 1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil – canavieira, mineradora e cafeeira – destinavam-se ao mercado externo. A partir daí teve início um processo que se voltou para o abastecimento do mercado interno. Retomando a idéia de que “o Brasil não é só litoral”. A integração econômica territorial do Brasil ou a organização de um espaço nacional interligado só ocorreu de fato com a industrialização, iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.

DIT- Divisão Internacional do trabalho: De modo simplificado, é a divisão do trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos agrícolas e industriais na interdependência econômica estabelecida.
O romance e o romantismo 

O romantismo está relacionado,na sua origem, a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa:a Revolução Francesa e a Revolução Industrial,responsáveis pela consolidação da burguesia
A Revolução Francesa foi responsável pelo golpe definitivo na aristocracia. O absolutismo cedeu lugar ao LIBERALISMO,conjunto de ideias que visavam assegurar a liberdade individual no campo da politica,da moral,da religião,etc.O individualismo,estimulado pela economia da livre iniciativa,tornou-se um valor essencial para a sociedade da época.
A revolução industrial,por sua vez,gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos descorrentes do aumento de produção,provocando a divisão de trabalho e o início da especialização da mão de obra.
Essas profundas alterações na sociedade prepararam o terreno para o surgimento de um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão,na supremacia do individuo,na desobediência aos padrões preestabelecidos:o romantismo,que se tornou mesmo porta voz da revolução.
A rebeldia é a palavra que resume esse primeiro momento 

a liberdade guiando o povo 1830
A pintura sobretudo revela a liberdade de criação.
Uma das pinturas mais conhecidas do Romantismo,foi inspiradas nos acontecimentos políticos em 1830,
na França.






Clique na imagem!