quarta-feira, 23 de abril de 2014

Médicos britânicos desenvolvem animações gigantes para aulas


Médicos criadores da animação em 3D para aulas de medicina (Foto: St. George's Hospital/Universidade de Londres)
Criadores do projeto afirmam que 3D é melhor para palestras do que slides 2D
Dois médicos britânicos criaram um sistema que usa uma animação em 3D gigante para ajudar estudantes de medicina a compreender melhor o assunto das aulas.
Os dois mostraram um gráfico 3D de um rim com quatro metros para demonstrar a função renal durante uma aula na semana passada.

Eles dizem que a técnica não pode ser chamada de holograma, pois é baseada em um tipo de ilusionismo que combina placas de vidro com métodos especiais de iluminação para fazer com que as imagens apareçam flutuando no ar.Estas animações foram desenvolvidas por Kapil Sugand, que trabalha no St. George's Hospital e no Imperial College, ambos em Londres, e pelo médico Pedro Campos, do St. George's Hospital.
As imagens são animadas e podem ser controladas pelo palestrante.
Para criar as animações, são usados três projetores que geram imagens coloridas no palco e foram projetadas para serem usadas em um grande auditório.
Os médicos afirmam que queriam facilitar a absorção de uma grande quantidade de detalhes e informações, necessários para que os estudantes de medicina passem em provas importantes. Os estudantes podem participar de até nove horas de aulas e palestras por dia e normalmente estudam seis anos para conseguir a qualificação necessária para exercer a profissão.
"A pesquisa em ciências educacionais mostrou que a capacidade de prestar atenção de um estudante médio dura entre 20 e 30 minutos, mas as aulas padrão duram pelo menos uma hora", disse Sugand à BBC.
"O corpo humano é uma máquina muito complexa. É muito difícil compreender como um rim ou fígado funcionam com slides de Powerpoint, por exemplo."
Um dos criadores da animação em 3D para aulas de medicina (Foto: St. George's Hospital/Universidade de Londres)
Uma das animações foi usada para demonstrar como os fluidos passam pelos rins
Um "corpo humano holográfico" já foi testado em uma aula de anatomia no Imperial College, mas o projeto não visava uma grande audiência, segundo Sugand.
"Isto (o projeto) pode ser uma forma de ensinarprocedimentos cirúrgicos para um grande grupo de alunos", afirmou o médico.

Resposta positiva e custos

A resposta dos alunos do primeiro ano de medicina no St. George's Hospital, da Universidade de Londres, que participaram da aula com a nova animação 3D foi positiva.
"Passamos muito tempo olhando manuais e ouvindo aulas para tentar entender os assuntos e acho que isto (a animação) tornaria várias áreas médicas mais fáceis de entender", disse Hannah Barham.
"Como conceito é fantástico, mas não acho que vai substituir a aula tradicional no momento, pois não é possível personalizar (as animações para cada aula)", afirmou outro aluno, Andrew Salmon.
Sugand admite que as animações visam ser uma ferramenta a mais e não se transformariam em substitutas para o uso de corpos em aulas de anatomia.
Médicos criadores da animação em 3D para aulas de medicina (Foto: St. George's Hospital/Universidade de Londres)
A Universidade de Londres diz que tecnologia ainda é muito cara para uso nas aulas
"Nada pode substituir a dissecação de um corpo, é a melhor e mais tradicional forma de aprender anatomia. (O uso de ferramentas) Multimídia se transformou em uma forma de complementar e não de substituir aquele processo", disse.
Sugand e Campos gastaram 10 mil libras (cerca de R$ 33,9 mil) para elaborar um pequeno acervo de imagens em 3D, incluindo uma sequência que destaca os efeitos da malária em várias partes do corpo. O dinheiro veio das universidades onde os dois trabalham e também dos pais de Pedro Campos.
Apesar da demonstração bem-sucedida da animação durante uma palestra, a universidade que sediou o evento já informou que o projeto ainda não deverá ser aplicado.
"O custo seria muito alto. Neste estágio é mais uma prova do conceito", disse um porta-voz do hospital St. George's Hospital e da Universidade de Londres.

Vivemos numa estufa?

Vivemos numa estufa?


A parcela  da energia solar que atravessa a atmosfera aquece a terra,que emite radiação infravermelha.
Essa radiação não consegue escapar totalmente para o espaço por causa  da atmosfera,que desempenha o mesmo papel do vidro de uma estufa.Sem ela,metano,vapor-d'água etc.)  garantem as condições adequadas á manutenção da vida no planeta.Se a quantidade desses gases aumentar, a radiação retida pela atmosfera será maior, aumentando a temperatura do planeta

Como as indústrias,os carros etc.Liberam constantemente gases para a  atmosfera,alguns cientistas afirmam que,nos próximos 50 anos,poderá haver um aumento de aproximadamente 2 c na temperatura média do planeta.Isso poderá provocar o degelo das calotas polares,elevando o nível dos mares e inundando regiões mais baixas, e mudanças climáticas,colocando em risco a vida de plantas e animais 


Amor ao destino ( estoicismo)

Amor ao destino ( estoicismo)


Outra corrente filosófica que introduziu novas perspectivas no caminho da felicidade foi estoicismo.Essa palava deriva do grego stoá,'' galeria de colunas'' ,. Trata-se de uma referência ao local em que reunia os alunos e administrava suas aulas,o primeiro filósofo dessa corrente, Zenão de Cício.Para o estoico,é feliz aquele que vive de acordo com a ordem cósmica aceitando e amando o próprio destino nela escrito.
Vamos ver mais na próxima postagem!


o método de Gram

O método de Gram

As figuras a seguir são fotografias de bactérias ao microscópio óptico coradas pelo método de Gram. A figura 1 mostra bactérias Gram positivas, que retiveram a coloração violeta. A figura 2 mostra bactérias Gram negativas, que adquiriram coloração vermelha 



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No caminho das minas


No caminho das minas



A busca de metais e pedras preciosas foi um dos fatores que impulsionaram a expansão do território colonial português, contudo somente no final do século 17 os bandeirantes paulistas fizeram as primeiras descobertas de ouro, na atual região de Minas Gerais.Houve uma verdadeira corrida do ouro para essa região,atraindo colonos brasileiros e portugueses,o que resultou na fundação de novos povoado e vilas

A atividade mineradora entrou em declínio na segunda metade do século 18.Antes disso,porém,ela acarretou modificações importantes na organização do espaço brasileiro.entre elas,destacam-se a formação de um mercado interno e o efetivo povoamento e urbanização de determinadas áreas do interior da América portuguesa.
O trabalho de escravizados continuou a ser a base da geração de riqueza e  suas conndições de vida era ainda mais precárias do que nos engenhos.No entanto, houve um aumento do número de escravizados que conseguiram alforria,comprando sua liberdade ou recebendo-a em troca da descoberta de minerais preciosos 

REFORMAS LIBERAIS












reformas liberais 


diante do crescente clima de revolta,o czar Nicolau II acenou com o fim do regime absolutista e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Prometeu realizar importantes reformas políticas.

Alguns grupos ficaram satisfeitos com as promessas feitas por czar. Temiam o caráter socialista da revolta dos trabalhadores,que ameaçava a propriedade privada,pregando a distribuição social da riqueza.
Com as reformas políticas prometidas por czar,acreditavam que as rebeliões cessariam e a Duma seria  dominada por industrias e proprietários de terras  russos,o que lhes daria certa tranquilidade social
Paralelamente,com o final das lutas contra o Japão no oriente,as tropas czaristas retornam ao país e foram usadas para reprimir as manifestações e dissolver os sovietes. Assim,a revolta de 1905 acabou sendo controlada, e os bolcheviques como resultado,ficaram isolados

Recuperando as forças,o czar abandonou as messas liberais que havia feito.Seu fortalecimento deu principalmente a partir  de 1907,com empréstimos obtidos no exterior. Os líderes da oposição  foram perseguidos e xilados,e a Duma perdeu seus poderes efetivos
Na análise bolchevique Lenin,no entanto apesar da derrota,a Revolta de 1905 não foi inútil teria servido apenas para que os revolucionários avaliassem seu erros e suas fraquezas,preparando-se para superá-los

Supervalorização do amor

Supervalorização do amor

A consequência mais imediata do sentimentalismo é a supervalorização do amor.O amor torna-se assim o centro da vida,em flagrante oposição ao valor mais cultivado pela burguesia:o dinheiro trata-se do tema mais cultivado do Romantismo.Perder o amor significa perder o sentido da vida.Essa perda produz três consequências básicas : loucura,a morte ou o suicídio.