quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cafeína em spray pode substituir xícaras da bebida

Mulher usa spray de cafeína (Sprayable Energy)
De acordo com o fabricante, o spray deve ser usado como um perfume
Milhões de pessoas no mundo todo passam por este ritual logo pela manhã: tomar um café antes de começar a jornada de trabalho, ingerindo o estimulante contido na bebida que manterá a pessoa desperta para enfrentar as obrigações.
Mas, para os que não gostam do sabor do café ou não se sentem bem com a bebida, um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criou um spray de cafeína batizado de "Sprayable Energy" (energia pulverizada, em tradução livre).

O inventor do spray garante que ele proporciona um aumento da energia moderado e duradouro, pois a cafeína será absorvida pelo organismo em um ritmo constante e durante um período de várias horas.Como o nome indica, é um spray que espalha uma solução de água e cafeína e pode ser aplicado na pele como se fosse um perfume.
"Estudei a estrutura molecular da cafeína e percebi que, como acontece com a nicotina, (ela) também pode ser absorvida através da pele", afirmou à BBC Mundo Ben Yu, um jovem de 21 anos que criou o produto junto com o pai.
"Quando se toma o café ou uma bebida energética, se sente um aumento (de energia) durante um período curto de tempo e logo vem a queda, enquanto com a energia em spray se recebe uma quantidade inferior de cafeína durante um período maior e a um ritmo constante", disse.
"A cafeína em spray funciona melhor com as pessoas que são mais sensíveis a esta substância. São as que mais gostaram do projeto, já que não podem consumir as bebidas energéticas disponíveis no mercado, pois ficam muito nervosas", acrescentou.

Concentração

O spray de cafeína (Foto: Sprayable Energy)
Criador de produto garante que spray tem efeito moderado e duradouro
Yu afirma que o spray é composto de água, cafeína e tirosina, que, segundo ele, é um aminoácido que permite aumentar a concentração da cafeína na água.
A recomendação é que o produto seja usado no máximo seis vezes em um período de quatro horas e também não se deve ultrapassar as 24 pulverizações por dia.
Apesar de garantir que não há efeitos secundários, o "Sprayable Energy" não será vendido a menores de 18 anos e nem a mulheres grávidas.
Pelo fato de conter uma solução de água e cafeína, o produto não deverá passar por testes clínicos. Portanto, não há mais provas de sua eficácia além do que afirmam os criadores do spray.
"Não tenho muita certeza de que vai funcionar. Não duvido que tenha cafeína. O que não está tão claro é quanto de cafeína vai para a corrente sanguínea, levando em conta que a base principal do produto é a água", disse à BBC Mundo Sean Nordt, diretor do Departamento de Toxicologia da Universidade do Sul da Califórnia.
De acordo com Nordt, o fato de um produto como este não passar por controles como os necessários para os medicamentos, por exemplo, faz com que não se tenha certeza sobre seus efeitos.
O especialista também alerta que "é preciso ter cuidado com a quantidade de cafeína que se consome, já que, em doses altas, como acontece com algumas bebidas energéticas, pode ser perigosa".
Além das questões ligadas à eficácia e segurança do spray de cafeína, muitos também poderão alegar que o produto jamais poderá substituir o prazer de uma boa xícara de café.
No entanto, ainda será preciso esperar para ver se o "Sprayable Energy" será um sucesso comercial.
Em agosto os inventores do projeto começaram a arrecadar verbas para sua fabricação com uma página de financiamento coletivo e, por enquanto, já superaram a marca dos US$ 160 mil (quase R$ 353 mil) arrecadados.
Em algumas semanas eles devem começar a fase do envio do produto a quem quiser comprar pela internet. Além disso, eles esperam que o spray chegue às lojas em 2014.

Economia dinâmica e territoriais

Economia dinâmica e territoriais


1. A economia agroexportadora e a organização do espaço 

A exploração do colônia portuguesa na América iniciou-se com a coleta de pau-brasil da qual se extraía uma tintura vermelha ( para o tingimento de tecidos) de grande valor na Europa.A intensa exploração de pau-brasil provocou a escassez dessa madeira,tornando a sua extração antieconômica.

Outros prazeres e virtudes

Outros prazeres e virtudes

Sem tirar  os pés do chão,no entanto, Aristóteles dizia também que não se pode abandonar a companhia da família e dos amigos, a riqueza e o poder.Todos  esses elementos,e o prazer que deles resulta,promovem o  bem estar material e a paz social,indispensáveis á vida  contemplativa
O sábio não poderá dedicar-se á contempladão se, por exemplo,não houver alimentos,se seus filhos chorarem de fome e se a cidade toda estiver em pé de guerra.
Por outro lado, o gozo de tais prazeres estaria vinculado também ao exercício de outras virtudes humanas -como generosidade,a coragem, a cortesia e a justiça-que em seu conjunto,contribuem para a felicidade completa do ser humano.
Em resumo a felicidade seria uma vida dedicada á contemplação teórica,aliada á prática das outras virtudes  humanas e sustentada pelo bem-estar material e social

Revolução Russa/parte 4 / industrialização tardia

Revolução Russa/parte 4 / industrialização tardia


 A industrialização do Império Russo teve início apenas no governo de czar,que ofereceu incentivos para entrada no país de capitais estrangeiros,provenientes principalmente da França,da Alemanha e da Bélgica.  A industrialização do Império Russo foi, portanto ,posterior á da maioria dos países da Europa Ocidental
Os investimentos industriais concentraram-se em centros urbanos populosos como Moscou,São Petersburgo,Odessa e Kiev.Nessas cidades, formou-se um operariado de aproximadamente 3 milhões de pessoas, que geralmente recebia salários miseráveis e era submetido a jornadas de 12 horas diárias de trabalho

Diante dessas condições de trabalho,muitos grupos de trabalhadores russos  foram reagindo e construindo projetos políticos.Esse processo resultou na criação de entidades operárias,inspiradas em ideias socialistas revolucionárias
Condução 

Por que os cabos de panelas normalmente são de madeira ou de plástico? 


Quando colocamos corretamente uma panela sobre á chama de um fogão,a parte que está diretamente em contato com a chama esquenta rapidamente.a outras partes da panela,mesmo distantes da chama,aquecem-se por um processo denominado condução.Mas o cabo na panela,geralmente de madeira ou de plástico,esquenta bem menos.Por isso,dizemos que a madeira e o plástico são os piores condutores térmicos que os metais