segunda-feira, 31 de março de 2014

Estrutura política e administrativa

A fundação da vila de São vicente no litoral paulista,em 1532, assinalou o início da colonização dos domínios portugueses na América,com a distribuição  das primeiras sesmarias  
Na metrópole, a lei das Sesmarias ( 1375) surgira da necessidade de reanimar a agricultura,relegada ao abandono por uma pequena nobreza, proprietária mais interessada nos lucros e na honra proporcionados pelas guerras contra os espanhóis.
No território colonial,os sesmeiros eram homens da pequena nobreza,militares ou navegantes, que recebiam as suas glebas como recompensa por serviços prestados á Coroa. Ao tomarem posse das terras,ficavam obrigados apenas a faze-las produzir em alguns anos ( em geral cinco)e pagar o dizimo á ordem de cristo.


Em 1621, a América Portuguesa foi dividida em Estado do Brasil, cuja capital era salvador,e em Estado do Maranhão,com sede em São Luís.
O Estado do Maranhão,subordinado apenas a Coroa,destinava-se a garantir a defesa do litoral setentrional,sujeito a taques e ocupação dos Franceses.
Em 1737,afastadas as ameças Francesas,a atenção da Coroa concentrou-se na consolidação da soberania sobe a bacia amazônica,alterando o nome da entidade para Estado do Grão-Pará e Maranhão e transferindo sua sede para Belém.As mudanças atingiram também o Estado do Brasil,que em 1763 teve sua sede transferida de Salvador para o Rio de Janeiro