terça-feira, 29 de abril de 2014

'Barata-robô' é usada para ensinar neurociência

Barata-robô
Criadores do projeto afirmam que ele não provoca dores no inseto
Um projeto lançado para criar "baratas ciborgues", controladas por celular, será lançado esta semana em umaconferência de tecnologia, entretenimento e design na cidade de Edimburgo, na Escócia.
Um dos lançamentos mais aguardados do evento TEDGlobal, especializado em novas tecnologias, é a chamada barata-robô, ou "RoboRoach" (em referência a cockroach, barata em inglês) - uma invenção do neurocientista Greg Gage.

Como funciona
Sua finalidade é didática, estimulando estudantes a se interessar por neurociênia, mas, mesmo assim, o projeto vem sendo alvo de críticas.
Para ser "adaptada", a barata viva recebe uma espécie de mochila, com ligações diretas para os neurônios de suas antenas, que enviam informações para o cérebro por meio de impulsos elétricos.
Segundo Gage, o inseto é submetido então a uma pequena cirurgia com anestesia para conectar os fios às antenas. Os movimentos dos insetos são então controlados por meio de dispositivos como telefones celulares.
"Não é apenas um truque. Usamos a mesma técnica empregada para tratar o mal de Parkinson e os implantes cocleares (auditivos)", explica Gage, que irá demonstrar o que a barata pode fazer.

Para que serve

Barata-robô
O 'inseto ciborgue' é controlado por meio de dispositivos como celulares
"O objetivo é criar uma ferramenta para aprender como o cérebro funciona", diz o especialista. Sua empresa, a Backyard Brains, é formada por engenheiros e cientistas que querem mudar a forma como se ensina a disciplina da neurociência.
O o kit de materiais desenvolvidos por eles - que incluem as mochilas removíveis, baterias, eletrodos e baratas - destinam-se principalmente a escolas do ensino médio.
De acordo com Gage, as baratas-robôs foram pensadas para ajudar os professores a ensinar como funciona o cérebro do inseto, com a ajuda da tecnologia.
"É um jeito de entender as propriedades dos neurônios e de aplicar o pensamento crítico à maneira como eles trabalham", diz ele. Segundo o site da empresa, o kit permite que todos se transformem em neurocientistas.
"Fornecemos material para experimentos de neurociência a preços razoáveis, para que estudantes de todas as idades aprendam sobre eletrofísica", diz o site da empresa.
De acordo com os especialistas, grupos de jovens vêm fazendo descobertas interessantes com o inseto ciborgue. Estudantes de Nova York, por exemplo, descobriram que a taxa de resposta a estímulos ou a uma adaptação das baratas, pode ser retardada se ativado de forma aleatória.
"Uma em cada cinco pessoas irá desenvolver uma desordem neurológica na vida, e em muitos casos ainda não há cura. É importante fazer comque as crianças se interessem por neurociência."
A empresa espera captar fundos de até US$ 10 mil para desenvolver um hardware nos EUA.

Críticas

Gage afirmou que o lado ético de se trabalhar dessa maneira foi muito debatido, em relação ao tratamento dado às baratas.
"Estamos muito confiantes de que o experimento não provoca dor no inseto e de que as baratas continuam a controlar suas vontades, porque se adaptam muito rapidamente e ignoram o estímulo", diz Gage.
No entanto, a Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais no Reino Unido (RSPCA por sua sigla em Inglês), expressou preocupação. "Acreditamos não ser apropriado incentivar crianças desmantelar e desconstruir insetos", disse um porta-voz.
"O fato de um neurocientista estar ‘muito seguro’ de que não está provocando dor não é suficiente. Há muitos estudos fascinantes envolvendo insetos que podem ajudar as crianças a aprender e que não envolvem danos deliberados aos animais", acrescentou.

física/continuação

Resumindo> a transferência de energia por diferença de temperatura pode ocorrer por três processos: convecção,condução e irradiação

 A CONVECÇÃO PREDOMINA NOS LÍQUIDOS E GASES,QUE,AO SEREM AQUECIDOS,CRIAM CORRENTES NO FLUIDO,FACILITANDO SEU  AQUECIMENTO

A  condução acontece, em geral, nos sólidos; esse materiais possuem íons que, ao serem aquecidos aumentam a vibração,transmitindo-a rapidamente aos íons vizinhos 
Na radiação, a transferência de energia se dá pela radiação infravermelha; não é necessária a presença de matéria 






Entrada na primeira guerra

Entrada na primeira guerra

Passados alguns anos,as tensões sociais voltaram a se elevar,pois as promessas do czar não foram cumpridas,e diversas rebeliões e greves começaram a explodir em diferentes regiões do Império Russo.
A situação agravou-se ainda mais a partir de agosto de 1914,quando o czar decidiu  apoiar a Sérvia,envolvendo a Rússia na primeira guerra Mundial.
o governo do Império Russo mobilizou cerca de 13 milhões de soldados, entretanto,não estavam preparadas para enfrentar uma guerra por muito tempo.
Depois de dois anos de combates, a economia russa entrou em colapso.Em função da guerra,grande parte dos meios de transporte foi  destruída e a produção agrícola ficou arrasada.Os preços dos alimentos de forma estrondosa, e a maioria da população começou a passar fome.
Toda essa situação levou a opinião pública russa a se mobilizar por meio de protestos e passeatas. ela  creditava a culpa pelos problemas sociais russos ao czar e seu governo,principalmente,.Isso se expressa em pichações e panfletos,em frases como : '' Abaixo o cazar-fome''. Greves de trabalhadores pararam as cidades de petrogrado ( São Petersburgo, de 1914 a 1924)  e Moscou, recebendo o apoio de uma parcela do exército,que se recusava a cumprir as ordens do governo de reprimir os  grevistas.

Invasão

Invasão

A evasão no tempo conduz a imaginação do escritor e da personagem romântica ao passado histórico de seu país ou ao passado individual de cada um. 
Na volta ao passado histórico, o romântico europeu  vai redescobrir a idade média,que ele idealiza como uma época de estabilidade política e social. 

É também nesse período da história que os  românticos encontram as origens de cada nação,pois foi na Idade média que os feudos começaram a se transformar em países de cada nação.Desse processo resulta o nacionalismo,uma das características da literatura romântica.

A religiosidade,sobretudo a proposta pelo cristianismo medieval, também se recupera nos textos românticos devido a essa volta no passado

Essa preocupação com o passado histórico marcou os textos  românticos com as seguintes características
> veremos na próxima postagem! < 

coliformes fecais



coliformes fecais

Uma das espécies de  bacilos mais estudadas pela ciência é a Escherichia coli,usualmente encontrada como habitante do intestino grosso de muitos animais, incluindo a espécies humana.

A importância da E.coli reside,ainda,em mais dois pontos.Primeiro,é um dos organismos mais utilizados na pesquisa científica como moledo de procarionte,e também é bastante empregada no campo da biotecnologia.Segundo, a E. coli e mais algumas bactérias,conhecidas coletivamente ela denominação de coliformes fecais.
São rotineiramente utilizadas como indicadores da contaminação da água ou do alimento por fezes humanas,apontando que estão impróprios para o  consumo.Isso porque a presença de coliformes fecais,mesmo que não patogênicos por sí próprio pode indicar a possibilidade da presença de outros microrganismos veiculados pelas fezes,eventualmente causadores de doenças.

Amor fati

Amor fati


O domínio sobre os pensamentos e as paixões seria,portanto , a via negativa para atingir a felicidade.Diz-se ''negativa'' porque se dá pela negação das paixões,pela negação das causas  da infelicidade.Mas há também um percurso positivo,o do amor fati, expressão latina que significa ''amor aos fatos,aos acontecimentos,ao próprio destino'' 
vejamos.

Se tudo é animado pelos princípios racionais que governam o universo- os quais visam a ordem e o bem da totalidade-,tudo o que acontece e não depende de mim é necessário e bom.é o caso,por exemplo, da morte de um entre querido, que deve ser tomada como um acontecimento bom,no sentido de que  faz parte da ordem universal.

Por isso,para o estoicismo,uma pessoa não deve revoltar-se por ter nascido  com uma deficiência física,ou porque é feia,pobre ou escrava.Isso não depende dela.Deve não a penas aceitar sua condição,mas também querer o que é,o que tem ou o que vive.Deve,enfim,ter amor por seu destino (amor fati),que faz parte da totalidade.Somente então ela poderá ser feliz.

O que significa (IN) , (x/x) e (Z) em Matemática? 



Veja: 


(IN)=Conjunto dos números Naturais 


(x/x)=x,tal que x 


(Z)=Conjunto dos números Inteiros

Aprenda logaritmo em 10 minutos





Gente amei o vídeo, o cara explica super bem, pra quem tem que aprender a matéria rapidamente por conta de uma provinha ou algo associado a isso recomendo assistir a esse vídeo!