quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cientistas britânicos criam bolhas que carregam imagens e cheiros


SensaBubble | Universidade de Bristol
SensaBubble produz bolhas capazes de transmitir mensagens curtas e exalar odores
O estouro da bolha das empresas do setor de tecnologia já foi por demais comentado, mas, agora, cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, acreditam que sua tecnologia de produzir bolhas que carregam imagens e cheiros pode ter um futuro promissor.
O equipamento SensaBubble produz bolhas capazes de transmitir mensagens curtas, exibir cores e exalar odores quando são estouradas.

"Estamos interessados em criar experiências novas e incríveis para as pessoas. Pense no seu laptop ou telefone. Você não pode enfiar o dedo na tela", diz.O homem por trás da tecnologia, professor Sriram Subramanian, do departamento de Ciência de Computação, diz que o maior objetivo da equipe que desenvolveu o sistema é criar superfícies para transmitir informações.
A tecnologia está atraindo o interesse do setor de alimentação em shopping centers. O professor imagina um futuro em que uma rede de padarias soltará bolhas pela praça de alimentação contendo por exemplo cheiro de enroladinho de salsicha para conquistar clientes.
Por outro lado, a técnica de propaganda pode se tornar em um pesadelo de cheiros competindo pela preferência dos consumidores.

Números na bolha

A tecnologia também poderá ser empregada na educação.
"Há um jogo no iPhone em que é preciso estourar bolhas para aprender matemática. Nós podemos projetar números dentro de várias bolhas e as crianças teriam de estourar a bolha certa", afirma.
Ele ainda rascunha ideias para o que chama de sistema de notificação de ambiente. Por exemplo, uma bolha que ficaria vagando pelo seu escritório exibindo o número de emails ainda não lidos na sua caixa de entrada.
"Podemos ir até mais longe. Se ligamos cada pasta do email a um cheiro diferente, um determinado odor poderia indicar quantos emails você recebeu da família ou de colegas do trabalho."
A novidade será divulgada neste final de semana em uma conferência sobre interfaces entre humanos e computadores, em Toronto, no Canadá.
O professor comenta como uma visita a um parque temático da Disney "pode ser tão divertida por envolver interação com uma tecnologia que quase passa despercebida".
Esta é a nova fronteira da ciência da computação: tornar nossa interação com máquinas tão divertida que a tecnologia simplemente desaparece.

TERCEIRA GUERRA MUNDIAL/Ucrânia,Russia,Crimeia

Processo revolucionário/ Do fim do czarismo á supremacia bolchevique

Processo revolucionário/ Do fim do czarismo á supremacia bolchevique

Aproveitando a situação crítica, em 15 de março de 1917,o conjunto das forças políticas de oposição ( socialistas e liberais burgueses) tomou o poder,depondo o czar Nicolau ll,Tinha início,assim, a Revolução Russa,que colocaria um fim ao czarismo. 
Os estudiosos do processo revolucionário russo costumavam dividi-lo em três grandes fases:



Revolução branca ( iniciada em março de 1917)- conhecida também como Revolução liberal Burgues,em que o governo foi controlado pelos '' brancos'',designação dada aos grupos não bolcheviques 
( mencheviques,liberais e aristocracia)

Revolução Vermelha ( iniciada em novembro de 1917) conhecida também como Revolução Comunista,em que o poder  foi tomado pelos ''vermelhos'', designação dada aos bolcheviques.

Guerra civil ( 1918 - 1920) - em que os ''branco'' tentaram derrubar os ''vermelhos'' do poder.




Só pra lembrar 

Capital = $$$$$, grana, dinheiro 
daí vem capitalismo. 

Comum = de todos 
daí vem comunismo 

No capitalismo existe concorrência, disputa, no comunismo tudo é de todos. 

No capitalismo há a propriedade particular dos meios de produção (meios de trabalho). 
No comunismo a propriedade dos meios de produção (máquinas, ferramentas, etc.) é coletiva. 

As autótrofas

As autótrofas 

As eubactérias autótrofas podem realizar fotossíntese ou quimiossíntese.As autótrofas fotossintetizantes apresentam  bacterioclorofila,um pigmento fotossensível semelhante á clorofila encontrada nas algas e nas plantas.A capacidade de realizar fotossíntese desenvolveu-se,ao longo da evolução,entre vários grupos de bactérias,dos quais destaca-se o das cianobactérias


As cianobactérias têm larga distribuição em solos úmidos e água doce e marinha, constituindo o plâncton ou formando camadas escuras e gelatinosas,junto aos sedimentos do fundo dos lagos.Muitas espécies são unicelulares e formam,ás vezes,colônias microscópicas e globosas;outras formam filamentos que chegam a atingir centímetros de comprimento,e que podem se locomover por deslizamento.Todas elas têm clorofila, portanto,autótrofas.


Merecem destaque as bactérias nitrificantes,que são responsáveis por tornar o nitrogênio disponível para plantas.Esse processo se dá a partir da transformação de amônia (nh3) em nitro (no-2), e destes em nitratos ( no-3) 

Por que não podemos aquecer ou incinerar nenhuma embalagem de aerossol(spay)?

Por que não podemos aquecer ou incinerar nenhuma embalagem de aerossol(spay)?




A resposta é curta: é por causa do rico de explosão. O aumento da temperatura pode causar um aumento na pressão de gás.Mesmo que o frasco pareça estar vazio- observe que o volume da embalagem é constante-,se a pressão interna do gás aumentar acima do limite de resistência do material, a embalagem irá explodir,lançando estilhaços para todos os lados


Percebeu o perigo? 




O conceito de habitus

O conceito de habitus

O conceito de habitus. Habitus é outro conceito utilizado por Norbett Elias.

Elias, habitus  é algo como uma segunda natureza, ou melhor,um saber social incorporado durante nossa vida em sociedade.Ele afirma que  o destino de uma nação,ao longo dos séculos,fica sedimentado no habitus de seus membros.É algo que muda constantemente,mas não rapidamente,e,por isso,há equilíbrio entre a continuidade e mudança.






Significado de Sedimentação

s.f. Formação de sedimentos, acumulação: a sedimentação de matéria orgânica enriquece os solos.