sábado, 12 de abril de 2014

Max Weber,o indivíduo e a ação social 

O alemão Max Weber,diferentemente de Durkheim,tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações.Por que as pessoas tomam determinadas decisão? Quais são as razões para seus atos? segundo esse autor,a sociedade existe concretamente,mas não é algo externo e acima das pessoas,e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.Assim, portanto Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações,pretende compreender a sociedade como um todo.



O conceito básico para Weber é o de ação social,entendida como o ato de se comunicar, de se relacionar,tendo alguma orientação quanto ás ações dos outros.''OUTROS'', no caso,pode significar tanto um indivíduo apenas como vários, indeterminados e até desconhecidos.

Weber declara que a ação social não é idêntica a uma ação homogênea de   muitos indivíduos.Ele dá um exemplo:quando estão caminhando na rua e começa a chover,muitas pessoas abrem seus guarda-chuvas ao mesmo tempo. A ação de cada individuo não está orientada pela dos demais,mas sim pela necessidade de proteger-se da chuva.

Weber também diz que a ação social não é idêntica a uma ação influenciada,que  ocorre muito freqüentemente nos chamados fenômenos de massa.