quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os territórios Federais

Os territórios Federais


Além dos estados,municípios e do Distrito Federal,a Federação brasileira conheceu outro tipo de unidade politico-administrativa:o Território federal.
O primeiro deles,surgido em 1904,foi o Território Federal do Acre,incorporado ao brasil no ano anterior
Em 1942,com a entrada do Brasil na segunda guerra mundial,o governo federal decidiu administrar diretamente algumas áreas situadas na fronteira ,O território federal de Fernando de Noronha foi criado ainda em nesse ano. 
Mas os territórios federais podem não ser uma página virada em nossa história:em dezembro de 2007, havia no Congresso brasileiro o proposta para a criação de cinco deles, além de sete novos estados.

                                                              ^     ANÁLISE O MAPA ACIMA ^

Paralíticos movem pernas pela 1ª vez após estímulo elétrico

Paralíticos movem pernas pela 1ª vez após estímulo elétrico

Quatro paralíticos conseguiram mover suas pernas pela primeira vez após receber estímulos elétricos na coluna vertebral.
O experimento, realizado por médicos das universidades de Louisville e da Califórnia, nos Estados Unidos, possibilitou que os pacientes flexionassem, além das pernas, os dedos dos pés, tornozelos e joelhos.
No entanto, eles não foram capazes de andar independentemente.
Os resultados do trabalho, divulgados na publicação científica Brain, sugere que a eletricidade torna a coluna mais receptiva aos poucos impulsos que ainda chegam do cérebro à área lesionada.
Segundo os cientistas, a coluna atua como uma ferrovia de alta velocidade que transporta mensagens elétricas do cérebro até o resto do corpo. Se há danos no trilho, a mensagem se perde.
Há três anos, os mesmos cientistas divulgaram que Rob Summers, um jogador de baseball que ficou paralítico do tórax para baixo após um acidente de carro, foi capaz de mover suas pernas sustentado sobre uma esteira.
Agora mais três pacientes, que estão paralíticos há pelo menos dois anos, foram submetidos aos estímulos elétricos e retomaram alguns movimentos.
Eles foram capazes de movimentar as pernas e todos, com exceção de um, puderam controlar a força do movimento.

Sentir-se 'vivo'

A experiência confirma que certos movimentos podem ser retomados após a paralisia e que o caso de Summers não é isolado.
Claudia Angeli, uma das pesquisadoras da Universidade de Louisville, disse à BBC que poder enviar o estímulo e praticar os movimentos faz com que os pacientes se sintam "vivos" novamente.
"A massa muscular aumenta significativamente e todos eles também viram mudanças em suas funções urinárias e intestinais".
Ainda não está claro como o estímulo funciona. Os pesquisadores explicam que alguns estímulos voluntários alcançam a região lesionada, mas não são fortes o suficiente para desencadear o movimento. Com o impulso elétrico, a coluna lombar ficaria mais sensível e reage ao receber as mensagens do cérebro.
"É como se a coluna ficasse pronta para ouvir", acrescenta Angeli.
Os especialistas esperam que a técnica possa se tornar um tratamento para lesões na coluna.
Roderic Pettigrew, diretor do Instituto Nacional Americano de Imagens Biomédicas e Bioengenharia, disse que agora que o estímulo vertebral foi bem-sucedido nos quatro pacientes, acredita-se que um grande número de pessoas, anteriormente com pouca esperança de recuperação significativa, possa se beneficiar da nova técnica.
Paciente paralítico move a perna | Cortesia: University of Louisville
Paralítico move a perna a partir de impulsoselétricos | Cortesia: University of Louisville

Vídeo no link

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Empresa cria dispositivo para 'transmitir' cheiros pelo celular


Dispositivo libera cápsulas com odores sob o comando de uma mensagem de celular
Uma empresa japonesa está lançando um dispositivo capaz de emitir cheiros para acompanhar mensagens enviadas pelo celular.
O dispositivo, batizado de Scentee, se conecta a um iPhone e libera odores sob o comando do celular.

O dispositivo deve ser lançado no Japão no mês que vem.O Scentee possui uma série de cartuchos especiais com odores específicos, que podem ser combinados para criar outros cheiros.

Gás fedido

"Se você está de muito bom humor e quer mandar uma mensagem agradável para seu amigo, pode mandar com um perfume", comenta o professor de computação da City University London Adrian Cheok, que ajudou a desenvolver o dispositivo.
"Mas também é possível mandar um gás fedido, se você teve um dia ruim", observa.
Cheok acredita que o dispositivo poderá ter muitas aplicações diferentes no futuro.
"Imagine, por exemplo, que seu pop-star preferido possa lhe enviar uma mensagem de celular, mas com um cheiro junto", diz.
A ideia de transmitir cheiros não é exatamente nova.
Nos anos 1960, um sistema chamado Smell-O-Vision foi criado para emitir cheiros durante a projeção de um filme, para que os espectadores pudessem acrescentar um sentido à experiência de ir ao cinema.
O projeto não vingou e acabou abandonado.

continuação > Processos de variação de temperatura/ part 2

continuação >  Processos de variação de temperatura/ part 2

Por que o congelador fica na parte de cima da geladeira?

Quando esquentamos água numa chaleira, a parte da água que está no fundo, aquecida pelo contato com o metal quente,aumenta de volume, torna-se menos densa e sobe.Ao mesmo tempo, seu lugar vai sendo ocupado pelas camas mais densas ou seja, mais frias, que estavam acima dela.
Assim, formam-se correntes de circulação no  interior do líquido,denominadas correntes de convecção.Como resultados, toda a água de chaleira é aquecida. O movimento é causado pelas correntes de convecção não pode ser confundido com a turbulência que ocorre durante a ebulição do líquido.
O movimento de ar na atmosfera,o vento,é resultado das correntes de convecção.

Pra não teclar com o inimigo

Pra não teclar com o inimigo


Basta teclar apenas algumas letras para os usuários de computador ficarem com os dedos cheios de fungos,bactérias e vírus. O teclado é verdadeiramente um parque de  diversão para esse vírus invisíveis, se alguém que esteja com conjuntivite usar o micro, basta um descuido para a doença se espalhar .Segundo um especialista, existem o risco de problemas ainda mais gravas,como pneumonias.  

O governo do czares

O governo do czares

Nas primeiras décadas do século 20, a maioria dos países europeus adotava regimes políticos liberais. O império Russo,porém , ainda mantinha o czarismo,isto é,uma monarquia absolutista comandada por um czar

Entre os grupos privilegiados da sociedade russa estava a nobreza rural,proprietária da maior parte  das terras cultiváveis do pais. Das famílias da nobreza rural provinha os oficiais do exército e os principais dirigentes da igreja Cristã Ortodoxa Russa,a mais importante organização religiosa do Império Russo. 

Sistema de governo

sistema de governo


O brasil é uma República Federativa presidencialista. A república proclamada em nosso país em 1889,é uma forma de governo na qual representantes eleitos pelo povo governaram por tempo determinado.

O termo Federativa indica que os estados estão unidos numa federação,mas mantêm relativa autonomia.
De acordo com a constituição Federal de 1988,existem três poderes da União,independentes e encarrega-se harmônicos entre sí: o Executivo, o legislativo, Judiciário.

Obtenha o resultado de:?

a) (2,5x10*12)(4,0x10*9)
b) (3,6x10*-4)(5,5x10*-5)
c) (1,2x10*8)(8,2x10*-5
d) (4,0x10*15)/(8,0x10*10) 


OBS:os * significa q o numero esta sendo elevado
porfavor a conta
basta usar a seguinte propriedade: 
(ax10*c)(bx10*d)=axbx10*(c+d)

Assim:

a)
(2,5x10*12)(4,0x10*9)=2,5x4,0x10*(9+12...
(2,5x10*12)(4,0x10*9)=10x10*21
======================================...
(2,5x10*12)(4,0x10*9)=1,0x10*22
======================================...

b)
(3,6x10*-4)(5,5x10*-5)=3,6x5,5x10*(-4-...
(3,6x10*-4)(5,5x10*-5)=19,8x10*(-9)
======================================...
(3,6x10*-4)(5,5x10*-5)=1,98x10*(-8)
======================================...

c)
(1,2x10*8)(8,2x10*-5)=1,2x8,2x10*(8-5)
======================================...
(1,2x10*8)(8,2x10*-5)=9,84x10*(3)
======================================... 

sábado, 5 de abril de 2014

As mulheres falam mais do que os homens?

Mulher segura uma bolsa em forma de boca | Crédito: Getty
Segundo especialistas, afirmação de que mulheres falam mais do que homens é falsa
As mulheres falam, em média, 20 mil palavras por dia, em comparação com meras 7 mil pronunciadas pelos homens, pelo menos segundo um livro de um neuropsiquiatra americano lançado em 2006.
Citada por um cientista aparentemente especializado no assunto e amplamente disseminada pela internet, a declaração reforça o estereótipo de que o "sexo fraco" passa seus dias fofocando, enquanto os homens, "trabalhadores", estão fazendo algo de produtivo.

A loquacidade pode ser medida de várias maneiras. Uma das técnicas é levar as pessoas para um laboratório, dar-lhes um tema de discussão e registrar suas conversas. Outro recurso seria tentar gravar as conversas diárias em casa. Por esse procedimento, se contaria o número total de palavras faladas, o tempo que a pessoa gasta falando, a quantidade de vezes que um indivíduo participa de uma conversa ou palavras faladas a cada vez.Mas até que ponto o dado corresponde à verdade?
Combinando os resultados de 73 estudos em crianças, um grupo de pesquisadores americanos descobriu que as meninas falavam mais palavras do que os meninos, mas a diferença foi insignificante. Além disso, essa pequena diferença só era aparente quando elas falavam com os pais, não com seus amigos.
Talvez o ponto mais importante desse estudo tenha sido a conclusão de que isso só ocorreu até os dois anos e meio, o que poderia significar simplesmente as diferentes velocidades com as quais as crianças,meninos e meninas, desenvolvem habilidades de linguagem.
Mas se a diferença é insignificativa entre as crianças, o mesmo se aplica aos adultos?
Modelos falando | Crédito: Getty
Por muito tempo, se pensou que as mulheres falavam mais do que os homens
Quando Campbell Leaper, psicólogo da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, autor da pesquisa, realizou uma análise mais aprofundada sobre o tema, descobriu que os homens eram mais tagarelas.
Mas, novamente, a diferença foi pequena. E o estudo constatou que as diferenças eram maiores em testes realizados em laboratórios do que em ambientes sociais mais próximos à vida real, indicando, segundo os pesquisadores, que os homens talvez se sintam mais confortáveis do que as mulheres em ambientes pouco comuns como um laboratório.
As descobertas de Leaper incentivaram uma revisão de 56 estudos realizados pela pesquisadora linguística Deborah James e pela psicóloga social Janice Drakich, transformada em um livro em 1993.
Apenas dois dos estudos conduzidos pelas pesquisadoras constataram que as mulheres falam mais do que os homens, enquanto 34 deles mostraram que os homens falavam mais do que as mulheres, pelo menos em algumas circunstâncias. Por outro lado, diferenças de metodologia dificultam uma comparação mais exata sobre o assunto.

Fora do laboratório

Homens falando | Crédito: Reuters
Estudos constataram que homens também falam muito
As conversas da vida real têm sido tradicionalmente mais difíceis de estudar por causa da necessidade de os participantes gravarem todos os seus diálogos.
No entanto, o psicólogo James Pennebaker, da Universidade do Texas, desenvolveu um dispositivo que grava 30 segundos de fragmentos de som a cada 12,5 minutos. Como os participantes da pesquisa não podem apagar os registros, o resultado é significativamente mais confiável.
Em uma pesquisa publicada na revista Science em 2007, Pennebaker constatou que, durante as 17 horas por dia em que o aparelho funcionava, as mulheres que participaram do estudo nos Estados Unidos e no México falavam uma média de 16.215 palavras e os homens, 15.669. Mais uma vez, uma diferença considerada residual.
Uma análise de 100 encontros públicos realizada por Janet Holmes, da Universidade Victoria de Wellington, na Nova Zelândia, mostrou que os homens faziam, em média, 75% das perguntas, embora constituíssem apenas dois terços da audiência.
Mesmo quando as plateias eram divididas por gênero em quantidade iguais, os homens formularam quase dois terços das perguntas.
Os resultados das pesquisas já realizadas apontam, portanto, que a afirmação de que as mulheres falam mais do que os homens não passa de um falso mito, sem qualquer comprovação científica.
O assunto voltou a ganhar destaque recentemente quando cientistas descobriram que meninas de até quatro anos de idade tinham 30% a mais de uma determinada proteína em uma área do cérebro importante para a aquisição da linguagem.
Imediatamente, as redes sociais foram inundadas de brincadeiras, associando o resultado da pesquisa ao fato de as mulheres falarem mais do que os homens.

Mito

Homem fala com mulher dirigindo | Crédito: Getty
Diferença entre número de palavras faladas por homens e mulheres é insignificante
Mas, então, de onde vem a ideia de que os homens pronunciam 7 mil palavras por dia, em comparação com as 20 mil das mulheres?
A afirmação apareceu pela primeira vez na capa do livro O Cérebro Feminino, escrito em 2006 por Louann Brizendine, neuropsiquiatra da Universidade da Califórnia em San Francisco, e vem desde então sendo amplamente citada.
Quando Mark Lieberman, professor de linguística da Universidade da Pensilvânia, questionou os dados, que pareciam vagamente baseados em números que aparecem em um livro de autoajuda, Brizendine concordou com ele e prometeu retirá-los de futuras edições.
Lieberman tentou rastrear a origem das estatísticas, mas teve pouca sorte: só encontrou uma declaração semelhante em um folheto de 1993 de aconselhamento matrimonial, que está longe de servir como base científica.
Divisão politica atual 

A república Federativa do Brasil é formada por 26 estados e pelo distrito federal.Os estados,por sua vez,dividem-se em municípios.Em 2006,existiam no país 5.564 municípios.
Os estados são as unidades de maior hierarquia na organização politico administrativas chamadas de territórios federais
Os municípios são  as menores unidades politicas autônomas na federação brasileira.Na maioria dos casos apresentam áreas rurais e urbanas.
Brasília é a capital  federal do Brasil.
Processos de variação de temperatura

O processo de aquecimento de uma colher é o mesmo que o de um pouco que água? 


Vimos que o calor corresponde á transferência de energia de um sistema para outro,quando existe diferença de temperaturas entre eles.Essa transferência pode ocorrer de três formas: por convecção,por condução e por irradiação



Postaremos sobre: convecção,condução, irradiação. 




Bem de todos ( part 3 > filosofia ) 

Platão,no entanto, tinha como motivação fundamental de seu filosofar o âmbito político.De fato, ele entendia que a mais nobre de todas as ciências é a politica.Assim, estabeleceu como meta político-filosófica definir o caminho para o bem de todos ( bem comum), não apenas o individual.


Os indivíduos e a sua história  < nas palavras de marx

A história não faz nada,''não possui nenhuma riqueza imensa '' ''não luta nenhum tipo de luta''! Quem faz tudo isso,quem possui e luta é, muito antes,o homem,o homem real,que vive; não é,por certo, a ''História'',que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins--como se se tratasse de uma pessoa á parte
-,pois a História não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos.

Carrinhos de supermercado são campeões de bactérias entre seis itens usados no dia a dia .

Carrinhos de supermercados são mais contaminados por bactérias do que maçanetas de banheiros públicos.É o que diz o especialista do comitê de Proteção ao consumidor da Coreia do Sul,que estudou o índice de contaminação. de seis itens comumente usados no cotidiano,em segundo lugar,estão os mouses usados em computadores de cibercafés e lan-houses,seguidos das tiras para mãos no ônibus e das maçanetas de banheiros públicos.Na quinta posição do ranking dos mais infectados,estão os botões de elevadores.Na última colocação ,em sexto lugar,estão as barras para segurar dentro de vagões de metrô.
Gente, eu estou aqui para falar de um livro super incrível que li, ele se chama :
  Amanhã você vai entender
é um livro que te prende de uma forma indescritível, é, e não estou exagerando, ele é bom mesmo! para ser sincera , não estava querendo ler esse livro pelo fato de ele ser muito grande ( tem mais de 200 páginas) e também por ser narrado por uma menina de 12 anos, eu pensei '' ah, não quero ficar presa em uma leitura que é uma menina que tem apenas 12 anos  que esta narrando '' , mas entretanto vi um menino falando muito bem dele, então resolvi arriscar, quando comecei a ler ele , vi logo de cara que a idade da menina não era adequada pela maneira da narração, por que? porque ela é muito madura! vem cá gente , que tipo de menina de 12 anos tem a mentalidade da Miranda? só lendo mesmo pra entender.O livro é tomado por mistérios, que quando você o pega ,nada o faz parar de ler! os personagens da história são cheios de vida: são realmente detalhados pela autora. 


O personagem que mais gostei foi o Sal , amigo da Miranda, confesso que ele não é um dos mais presentes na história , mas coloco a culpa nele por me prender no livro! Obrigada Sal , haha 



Sobre a capa? ah, só suspiros, gostei da capa quanto do título , vejam se  concordam com minhas opinião:
Ah, se leria! CLARO! 


xoxo :)









Declínio e crise  do Império Russo 

A Rússia foi um dos maiores impérios do mundo em extensão territorial.
Além da extensão transcontinental,o império Russo reuniu uma população imensa ( cerca de 175 milhões de pessoas,em 1914) e bastante heterogênea,pois era formada por povos de diversas etnias com línguas e tradições culturais distintas.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Concentração perdida com uso de tecnologia 'pode ser recuperada'

Comentári
Chineses com seus tablets e smartphones em Pequim, em foto de arquivo (AP)
Nosso apego aos aparelhos tecnológicos nos torna mais distraídos de outras tarefas, diz pesquisador
Você já se distraiu de uma tarefa para checar seu perfil nas redes sociais? Ou perdeu uma conversa na mesa do restaurante porque estava respondendo mensagens no smartphone?
Para Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada "psicologia da tecnologia", você não está sozinho: a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos.

"Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma delas. Três minutos certamente não bastam para estudar", diz Rosen, autor de livros sobre o impacto social da tecnologia. Sua próxima obra, em conjunto com um neurocientista, se chamará justamente The Distracted Mind (A Mente Distraída, em tradução livre).O problema tende a se acentuar à medida que nos tornamos cada vez mais inseparáveis de tablets e smartphones - e as consequências podem ser ruins para nossa capacidade de ler, aprender e executar tarefas.
Em entrevista à BBC Brasil, ele sugere técnicas simples para "reprogramar" o cérebro a reconquistar essa habilidade de prestar atenção.
E, no caso de adolescentes, não adianta vetar a tecnologia - mas sim estimulá-la em horas certas. Confira:
BBC Brasil - Nossa capacidade de concentração está diminuindo?
Larry Rosen - Certamente está cada vez menor, e em diversos níveis. Pesquisas mostram que nossa concentração média é de 3 a 5 minutos antes que acabemos nos distraindo, no estudo ou no trabalho. A maioria dessas distrações são tecnológicas – alertas de mensagem, e-mails etc.
Culturalmente, seguimos essa tendência. Até TV mudou. Em programas de TV dos anos 1980 e 1990, o tempo de cada cena era muito maior do que é nos programas atuais, que se adaptaram à nossa atenção mais curta. Revistas também fazem reportagens cada vez mais curtas.
BBC Brasil - Isso é um problema?
Rosen - Se ficamos trocando de tarefa, nunca passamos tempo o bastante para nos aprofundarmos em nenhuma, e tudo fica superficial. Três minutos certamente não bastam para estudar, por exemplo.
O segundo problema é que, terminada a distração, não voltamos imediatamente à tarefa que interrompemos. Precisamos de um tempo para lembrar onde estávamos. No caso de um livro, temos de reler alguns parágrafos, realocar nosso cérebro.
"Não é um vício – se fosse, teríamos sensação de prazer ao checar nosso celular. E a maioria de nós não estamos obtendo prazer, estamos apenas tentando reduzir a ansiedade e a sensação de não sabermos se estamos perdendo algo (uma mensagem ou informação)"
Em uma pesquisa com estudantes universitários, tiramos seus telefones, os dividimos em três grupos - de uso leve, moderado e extremo - e medimos sua ansiedade.
Os usuários leves tiveram pouca alteração em seus níveis de ansiedade; os moderados rapidamente ficaram ansiosos, até que esses níveis caíram. Mas as pessoas que usavam muito seus smartphones ficavam mais e mais ansiosas. E neste último grupo estavam justamente as crianças e os jovens adultos. Temos de ensiná-los a evitar essa ansiedade.
BBC Brasil - Será um reflexo disso o fato de as pessoas lerem pouco ou não terminarem muitas leituras?
Rosen - Muitas pessoas já não conseguem mais ler integralmente, elas passam o olho. Percebo isso como professor: ao mandar um e-mail aos alunos, que respondem com dúvidas. Mas essas dúvidas estavam respondidas no e-mail original. Daí eles dizem, 'desculpe, eu só li as primeiras linhas'.
Tudo fica mais superficial, mas também mais estressante. Quanto mais trocamos de tarefas, mais damos para o nosso cérebro monitorar.
BBC Brasil - Alguns estudos mostram que isso afeta o desempenho de estudantes e profissionais. Há exagero?
Rosen - Em outra pesquisa, assisti a estudantes durante seus estudos. Pedíamos que eles estudassem matérias importantes, para ver como se concentravam. E vimos que eles só conseguiam manter sua atenção por uma média de 3 minutos.
O interessante é que os que conseguiam se concentrar mais tinham notas melhores na escola, e não apenas naquela matéria que estavam estudando. Ou seja, se concentrar melhora o desempenho, na escola, no trabalho e até nos relacionamentos pessoais.
Larry Rosen
Larry Rosen estuda a 'psicologia da tecnologia'
BBC Brasil - Como recuperamos esse poder de concentração?
Rosen - É possível aprender técnicas simples para aumentar a capacidade de focar e não se distrair.
Imaginemos, por exemplo, a hora do jantar de uma família comum. Hoje em dia, todos jantam tendo seus celulares consigo. A sugestão é, no início do jantar, que todos possam checar seus celulares por um ou dois minutos. Mas depois têm de silenciá-los e virar seu visor para baixo, para não ver as mensagens chegando.
Após 15 minutos marcados no relógio, todos recebem permissão para checar o telefone novamente, por um minuto. À medida que a família se acostuma com isso, aumenta-se gradualmente esse período de 15 para 20 e 30 minutos.
E assim cria-se tempo para conversas familiares ininterruptas por 30 minutos, seguido de um minuto para checar o celular. É uma forma de treinar o cérebro a não se distrair, e isso é essencial.
BBC Brasil - É uma reprogramação do cérebro?
Rosen - Você está reprogramando a parte química envolvida no estresse do seu cérebro.
Porque o que começamos a ver é: se impedimos as pessoas de checarem seus celulares ou dispositivos tecnológicos, elas ficam ansiosas, (o que produz) alterações químicas.
BBC Brasil - É como um vício?
Rosen - O engraçado é que não é um vício – se fosse, teríamos sensação de prazer ao checar nosso celular.
E a maioria não está obtendo prazer, apenas tentando reduzir a ansiedade e a sensação de não saber se está perdendo algo (na internet ou nas redes sociais).
BBC Brasil - O que podem fazer os professores que querem recuperar a atenção de seus alunos?
Rosen - Em geral, eles terão de usar a própria tecnologia, seja permitindo que os alunos usem seus próprios dispositivos ou trazendo dispositivos à aula.
Por exemplo, com vídeos curtos, que costumam atrair os estudantes. Aqui nos EUA, algumas escolas particulares também têm usado mais tecnologias, como iPads e Apple TV, na sala de aula. Isso certamente torna a educação mais atraente.
"Se você veta o uso da tecnologia, os estudantes vão ficar o tempo todo pensando no que estão deixando de ver (no celular), nos comentários que a sua foto no Instagram estará recebendo. E, assim, não vão prestar atenção na aula de qualquer maneira"
Em escolas que proíbem os aparelhos móveis, os estudantes os levam escondidos e ficam trocando mensagens debaixo da carteira. É melhor, então, que os professores os deixem checar em determinados momentos – por exemplo, a cada meia hora por um ou dois minutos.
Se você veta o uso da tecnologia, os estudantes vão ficar o tempo todo pensando no que estão deixando de ver (no celular), nos comentários que a sua foto no Instagram estará recebendo. E, assim, não vão prestar atenção na aula de qualquer maneira.
BBC Brasil - Você vê alguma vantagem no fato de estarmos fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo?
Rosen - Em geral, não – a tentativa de fazer muita coisa junta impacta seus relacionamentos. Se você tenta falar com seu marido ou mulher à noite e cada um está vidrado em seu celular, que conversa vai ter?
Se você está com seus amigos num restaurante, mas fica no celular, que interação fará com eles?
E fico pensando como será quando as pessoas começarem a usar o Google Glass - você vai achar que (seu amigo) está olhando para você, mas ele estará, na verdade, olhando para o que estiver aparecendo nos óculos.
BBC Brasil - Mas tem gente que pode ter uma performance melhor nesse novo ambiente de estímulo constante?
Rosen - Pesquisas mostram que uma parcela bem pequena das pessoas é capaz de funcionar bem nesse tipo de ambiente. Não vi pesquisas de longo prazo a respeito disso, mas imagino que isso seja algo estressante. E no longo prazo isso não é bom para o corpo.
BBC Brasil - As pessoas conseguem definir regras para si mesmas, limitando o próprio uso da tecnologia?
Rosen - Eu costumava enlouquecer com meu feed no Twitter, até decidir checá-lo uma vez só por dia.
Uma das regras que recomendo é: tire seu celular ou notebook do quarto uma hora antes de ir dormir e não se permita checá-los até o dia seguinte.
Hoje, nossos estudos mostram que a maioria dos adolescentes e jovens adultos dorme ao lado dos seus telefones e acorda no meio da noite para checá-los. Isso é péssimo para o seu cérebro, que precisa de blocos longos e consistentes de sono. E também prejudica o aprendizado.
Acho que isso ainda vai piorar, até que as pessoas percebam o efeito negativo sobre sua saúde. E daí começarão a pensar: será que eu realmente preciso checar meu feed de Twitter 20 vezes por dia? Será que realmente preciso estar em sete redes sociais diferentes?
Mas no momento estamos tão empolgados com a tecnologia que somos como crianças em uma loja de doces: queremos experimentar tudo.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Substancia pura [...]

Toda matéria cuja fusão e ebulição ocorrem a uma temperatura constante ( ou seja,desde que se inicia a mudança de estado até seu final,não se observa variação de temperatura) é chamada de substancia pura ou simplesmente substancia
Isso ocorre em qualquer amostra do material analisado,independente do seu tamanho.
conceito de calor ( parte 2)

Oque acontece quando uma pessoa  esfrega uma mão na outra?
O trabalho realizado pela força muscular transfere energia para as mãos.Uma parte dessa energia transforma-se em energia cinética das mãos,que se movem. A outra parte é transferida para as moléculas das mãos,aumentando sua energia cinética média e,consequentemente,sua temperatura.
Quando a pessoa deixa de esfregar as mãos,elas esfriam.O ambiente está a uma temperatura menor que as das mãos;assim,há transferência de energia destas para ele.

é comum uma pessoa dizer que está com calor. Fisicamente,entretanto,o calor não está nas pessoas,nos objetos ou nos sistemas.Ele representa um modo de transferir energia de um sistema para outro,por causa da diferença de temperatura entre ambos.


Karl Marx,os indivíduos e as classes sociais 

Para o alemão Karl Marx,os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais,já que produzem sua existência em grupo.
Ainda segundo Marx, a ideia de individuo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrência,ou seja,no momento em que as condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista.
Marx afirma que os seres humanos constroem sua história,mas não da maneira que querem,pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorre a construção
Marx se interessou por estudar as condições  de existência de homens reais na sociedade.O ponto central de sua análise está nas relações estabelecidas em determinada classe e entre as diversas classes que compõe a sociedade .


o reino monera 

As bactérias estão em toda parte!


Telefone celular junta mais bactéria que um assento de vaso sanitário 

Um estudo conduzido pela Dial-a-phone com amostras de diversos celulares mostrou que os aparelhinhos juntam mais bactérias que maçanetas,teclados,sola de sapato e -pasmem- assentos de vasos sanitários,dá pra acreditar?[..]
As bactérias encontradas nos telefones móveis são,em sua maioria,do tipo que se alimenta de restos de pele. As temperaturas do dispositivo -  geralmente um pouco acima das do ambiente- aliada á umidade do hálito do usuário ajudam a criar um ecossistema atraente para as bactérias 

Revolução Russa





Em 1917 explodiu na Rússia uma revolução que instituiu o primeiro Estado socialista da história.Dessa revolução nasceu a União Soviética,que se tornou uma das maiores potências do século 20,rivalizando com os Estados Unidos.


O que foi a ditadura militar? quais suas 

consequências?


Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.



><

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Prosperidade nos Estados Unidos

Desde as últimas décadas do século 19,a produção industrial estadunidense vinha se expandindo e ampliando seu campo de atuação econômica em diferentes partes do mundo.Com a eclosão da Primeira guerra mundial na Europa,houve uma explosão do crescimento agrícola e industrial dos Estados Unidos.
Isso ocorreu porque, conservando-se o país,no início,numa posição de neutralidade,seus produtores e empresários puderam abastecer as nações envolvidas a redirecionar suas atividades econômicas.
Além disso,enquanto as potências europeias concentravam seus esforços na guerra,os industriais dos EUA aproveitavam para ocupar e suprir mercados da Ásia e da América Latina que deixaram de ser atendidos pelos produtores europeus.
Ao final do conflito,os bancos e o governo dos Estados Unidos possuíam aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros internacionais,tornando-se credores da Europa arrasada. E,assim,esse país projetou-se como grande potência econômica mundial.
Em decorrência desse grande crescimento,os estadunidenses viveram,durante quase toda a década de 1920,um período de euforia e prosperidade que ficou conhecido como ''anos felizes'' tal ''felicidade'' seria interrompida,porém,pela crise de 1929,assunto que estudaremos mais adiante.
Localização do Território Brasileiro 







vídeo para compreender melhor!


  > <



Formação do território brasileiro e o desenvolvimento de sua economia.

Formação do território brasileiro 

A importância das atividades econômicas

As atividades econômicas foram fator essencial para a expansão territorial brasileira. Nossa economia colonial ( 1500- 1822) girava em torno da produção de gêneros primários voltados, em sua maior parte, á exportação e ás necessidades da metrópole portuguesa.

Atividades econômicas do período colonial.

No século XVI- a exploração do pau- brasil era o motor da economia. Nos séculos seguintes, a própria escassez de tal recurso fez gerar novos interesses aos portugueses.
No século seguinte já se tinha um território muito maior e com atividades econômicas mais diversificadas como, o cultivo da cana-de-açúcar, inicio de atividades pecuárias.
Em meados de 1740 a 1750 já no século XVIII, a atividade mineradora, ou seja, a extração de recursos minerais, do solo brasileiro já se destacavam entre os portugueses, e nesse momento o território também já se apresenta basicamente com sua forma atual.

Arquipélago econômico

Normalmente dizemos que o desenvolvimento do território brasileiro se deu em forma de arquipélagos (ilhas). Pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram , associadas as atividades econômicas em si, e as vezes muito distante umas das outras.
Então podemos deduzir que a expansão de nosso território ocorre de forma desigual,e não existe articulação entre as áreas.
A integração Nacional

Até 1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil – canavieira, mineradora e cafeeira – destinavam-se ao mercado externo. A partir daí teve início um processo que se voltou para o abastecimento do mercado interno. Retomando a idéia de que “o Brasil não é só litoral”. A integração econômica territorial do Brasil ou a organização de um espaço nacional interligado só ocorreu de fato com a industrialização, iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.

DIT- Divisão Internacional do trabalho: De modo simplificado, é a divisão do trabalho ou da produção, imposta pelos países colonizadores (metrópoles) às suas colônias, cabendo a estas o fornecimento de produtos agrícolas e industriais na interdependência econômica estabelecida.
O romance e o romantismo 

O romantismo está relacionado,na sua origem, a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa:a Revolução Francesa e a Revolução Industrial,responsáveis pela consolidação da burguesia
A Revolução Francesa foi responsável pelo golpe definitivo na aristocracia. O absolutismo cedeu lugar ao LIBERALISMO,conjunto de ideias que visavam assegurar a liberdade individual no campo da politica,da moral,da religião,etc.O individualismo,estimulado pela economia da livre iniciativa,tornou-se um valor essencial para a sociedade da época.
A revolução industrial,por sua vez,gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos descorrentes do aumento de produção,provocando a divisão de trabalho e o início da especialização da mão de obra.
Essas profundas alterações na sociedade prepararam o terreno para o surgimento de um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão,na supremacia do individuo,na desobediência aos padrões preestabelecidos:o romantismo,que se tornou mesmo porta voz da revolução.
A rebeldia é a palavra que resume esse primeiro momento 

a liberdade guiando o povo 1830
A pintura sobretudo revela a liberdade de criação.
Uma das pinturas mais conhecidas do Romantismo,foi inspiradas nos acontecimentos políticos em 1830,
na França.






Clique na imagem!